BYD vai produzir baterias de estado sólido a partir de 2027

Todavia, apenas em 2029 modelos de alto padrão devem ser equipados com essa tecnologia

BYD iniciou a produção piloto de baterias de estado sólido de 60Ah em 2024 e pretende avançar para a instalação em massa a partir de 2027, com expansão em larga escala após 2030. A informação foi divulgada por Sun Huajun, diretor de tecnologia da Shenzhen BYD Lithium Battery Co., Ltd., durante o segundo Fórum de Inovação e Desenvolvimento de Baterias de Estado Sólido da China, realizado em 15 de fevereiro.

BYD fecha parceria com E-Wolf para oferecer suporte aos clientes da marca - Foto: divulgação/E-Wolf

Sun destacou que, no longo prazo, as baterias de estado sólido podem atingir preços equivalentes das baterias convencionais com a ampliação da produção. Em setembro de 2023, o executivo já havia indicado que a empresa manteria investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novas gerações de baterias, incluindo opções de estado sólido baseadas em sulfeto.

O período de demonstração dessas baterias está previsto para ocorrer entre 2027 e 2029, com foco em veículos elétricos de médio e alto padrão. Entre 2030 e 2032, a expansão do uso deve abranger os modelos convencionais do mercado. Apesar dessas novas baterias já estarem no radar da fabricante chinesa, as baterias de fosfato de ferro-lítio continuarão em uso por pelo menos 15 a 20 anos devido a fatores como custo e disponibilidade de materiais. Desta forma, a tecnologia atual seguirá presente em veículos de diferentes segmentos.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php