São dois tipos de pneus, radiais e diagonais para todas as posições (direcional, tração e eixo livre)
Único ponto de contato do veículo com o solo, o pneu tem papel crucial na dirigibilidade do veículo bem como a segurança. A Bridgestone e a Firestone destacam os principais pontos que devem ser observados na hora da escolha do pneus mais adequados para esses veículos comerciais.
“Na hora de adquirir um pneu, o caminhoneiro ou frotista deve levar em consideração as especificações do fabricante do veículo e as características básicas do produto que melhor atenda suas necessidades operacionais e proporcione a melhor relação Custo por Quilômetro (chamado de CPK) em todo ciclo de vida útil do pneu. Dessa forma, minimiza os erros na escolha do produto indicado para sua condição de trabalho”, destaca o Gerente de Marketing para a categoria comercial, Gonzalo Muzzupappa.
Outro ponto importante é que o pneu também é o responsável por suportar todo o peso do veículo e da carga, além de ser o primeiro item da suspensão.
“Escolher o pneu de acordo com a aplicação também resultará em benefícios para o transportador. Existem diferentes produtos para as diferentes funções: rodoviário, regional, urbano ou misto (uso em rodovias e terrenos fora de estrada). A posição de rodagem (direcional, tração e eixo livre) e a dimensão do pneu também são fundamentais para que se obtenha o melhor desempenho do caminhão e ganho de quilometragem”, complementa Gonzalo.
Existem dois tipos de pneu, com construção radial e diagonal. Os modelos radiais possuem sua carcaça composta por uma única lona de corpo disposta no sentido radial de um talão ao outro, passando pela lateral do pneu, onde, independente destas lonas, o pacote de cintas que se sobrepõe e ficam apenas na área da banda de rodagem. Desta forma, as laterais ficam independentes da banda de rodagem, proporcionando maior área de contato com o solo, gerando maior aderência, tração, frenagem e menor aquecimento do pneu.
Já os pneus de construção diagonal/convencional, contam com sua carcaça composta por uma sobreposição de lonas têxteis, que saem de um talão e vão até o outro, passando pelas laterais e banda de rodagem. Essas lonas estão orientadas no sentido diagonal ao plano de rolamento do pneu, formando um só bloco, o que causa maior robustez do pneu e maior atrito com o solo e, consequentemente, maior aquecimento.
É importante destacar que existem pneus radiais e diagonais para todas as posições (direcional, tração e eixo livre). “Porém, nem sempre com a mesma amplitude de medidas. O pneu radial possui uma concepção mais moderna e vem sofrendo constantes aprimoramentos, tanto no sentido de novos desenhos e novas dimensões”, explica Gonzalo.
Outras características técnicas do produto também devem ser levadas em consideração como o IC/SV – índice de carga/símbolo de velocidade, profundidade dos sulcos e pressão para carga máxima.