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Bridgestone apresenta curiosidades sobre os pneus

Você sabe por que os pneus são pretos ou do que são feitos? A fabricante esclarece as principais dúvidas sobre os pneumáticos

 

A Bridgestone compartilha dez curiosidades sobre a produção e funcionalidade dos pneus, fundamentais para o bom desempenho do veículo. Primeiro, você sabe por que eles são feitos de borracha? Segundo a empresa, esse material suporta o desgaste do dia a dia, ao mesmo tempo em que oferece um alto nível de aderência, mesmo quando o piso se encontra molhado. Como alternativa, desde 2015, a Bridgestone também produz pneus à base de guaiúle, um arbusto que cresce nas regiões áridas do México e no sul dos Estados Unidos.

A segunda questão é por que os pneus são pretos. Eles adotam um composto chamado negro de fumo que, além de contribuir para a resistência da borracha, confere ao produto essa coloração preta. No passado, porém, vale lembrar que os pneumáticos já foram brancos – a cor natural da borracha. Outro ponto importante são os sulcos ou ranhuras que a banda de rodagem apresenta. Esses desenhos servem para melhorar a tração, prevenir derrapes e drenar a água durante a condução em superfícies molhadas.

E você sabe do que são feitos os pneus? De acordo com a Bridgestone, no processo da fabricação do pneu, é utilizado principalmente:

  • Óleo: atua como complemento para juntar a mistura dos compostos.
  • Aço: Forma parte da construção dos talões, que ajudam a promover estabilidade e rigidez à banda de rodagem, assim como prevenir furos e danos.
  • Antioxidante: Protege o pneu do envelhecimento por ozônio, calor ou flexão excessiva.
  • Enxofre: Ajuda a unir as moléculas de borracha durante o processo de vulcanização, contribuindo para a durabilidade do pneu
  • Borracha natural: Proporciona ao pneu ótima resistência aos rasgos e baixa geração de calor.
  • Borracha sintética: Garante melhor tração e boa resistência ao desgaste. Algumas também apresentam baixa geração de calor.
  • Negro de fumo: Aumenta a resistência ao desgaste da borracha e protege o pneu dos raios ultravioleta.
  • Poliéster e rayon: Proporcionam elasticidade para suportar cargas pesadas e trazer conforto na condução, por sua alta resistência ao contato.
  • Sílica: Melhora o desempenho sobre superfícies molhadas, diminui a resistência ao rolamento e, em consequência, contribui para a eficiência no consumo de combustível

Sobre as especificações, tudo vem descrito no próprio pneu: a medida composta de uma série de números que indicam sua largura em milímetros, seguido da altura, o tipo de construção do pneu, seja radial ou diagonal, e o diâmetro do aro, em polegadas. Por exemplo 195/60R15 representa um pneu de 195 milímetros de largura, 60 de altura, construção Radial (R) e 15 polegadas de diâmetro de aro.

Vale ressaltar ainda a relação do pneu com consumo de combustível. A Bridgestone lembra que usar pneus apropriados, em bom estado e com a pressão correta de calibragem reduz a resistência ao rolamento durante a condução. Ou seja, ajuda na economia de energia e, portanto, de combustível.

Um curiosidade: o maior pneu do mundo, fabricado pela Bridgestone no Japão, tem 4.02 metros de altura, 1.47 metros de largura e pesa 5.75 toneladas.

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