A comercialização de veículos no mundo em 2012 não apresentou alteração no ranking para os sete maiores mercados, de acordo com a pesquisa realizada pela agência JATO Dynamics. Conforme o balanço, o Brasil manteve o quarto lugar com aumento de 6,1% nas vendas de veículos se comparado a 2011.
China encerrou o ano como a líder com crescimento de 7,4% em comparação ao ano de 2011, ultrapassando a marca de 16 milhões de automóveis vendidos. Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.
Em segundo lugar estão os EUA, com aumento de 13,4% em relação ao ano passado. O Japão ficou em terceiro lugar, desta vez com resultado positivo com crescimento nas vendas de 27,6% se comparado ao ano anterior.
A Alemanha apresentou queda de 3,1% nas vendas, mas mesmo assim continuou na quinta colocação. A Índia fechou o ano com aumento de 10,4%, ficando em sexto lugar. A Rússia e a Grã Bretanha, na sétima e oitava colocação, respectivamente, registraram crescimento de 10,6% e 3,8%, respectivamente.
A França, ainda afetada pela crise econômica, apresentou queda significativa nas vendas de 13,3% em relação a 2011, ocupando a nona posição. O Canadá ultrapassou a Itália e encerrou o ano entre os dez maiores mercados com crescimento de 5,7% nas vendas em relação ao ano anterior.
Desempenho das marcas
A Toyota ultrapassou a Volkswagen e encerrou o ano na liderança em vendas de 2012 com crescimento significativo de 24,1% em comparação ao ano passado. A Volkswagen ficou em segundo lugar também com resultado positivo de 11,1% nas vendas.
A Ford e a Chevrolet mantiveram a terceira e quarta posição com 1,7% e 5,5% de aumento nas vendas do ano, respectivamente. Destaque para a Honda que obteve a maior variação percentual entre as 10 maiores marcas, com crescimento de 25,2% em relação ao ano anterior.
Os mais comercializados
O modelo mais vendido no mundo continua sendo o Sunshine Series (marca Wuling), uma pequena minivan de sete lugares, com mais de 1 milhão de carros vendidos no ano de 2012. O Ford Focus, o Chevrolet Cruze e o Toyota Camry ocuparam a segunda, terceira e quarta posições, respectivamente, sendo que os maiores mercados de atuações foram a China e os EUA.