Sistema de gestão de temperatura do motor e recuperação de calor da Bosch pode aumentar em até 33% a autonomia da bateria em carros elétricos
A Bosch destaca em seu portfólio tecnologias para o gerenciamento térmico e sistemas de frenagem eficientes que visam garantir o máximo desempenho dos veículos elétricos, especialmente nos carros 100% elétricos. Segundo a empresa, hoje, já são mais 45 mil automóveis eletrificados no Brasil, sendo 2.400 totalmente elétricos. E esse número deve aumentar nos próximos anos.
A empresa explica que, nestes veículos, o auxílio gerado pelo vácuo do motor a combustão não acontece na propulsão elétrica. Por isso, surgiu o iBooster, um componente eletromecânico que amplia a força de frenagem e dispensa o uso da bomba de vácuo. Isso aumenta a eficiência da frenagem e, consequentemente, potencializa a capacidade de regeneração da energia elétrica, eleva a autonomia elétrica do veículo e ainda reduz o desgaste das lonas, pastilhas e discos de freio.
A Bosch lembra também que, para o bom funcionamento do carro elétrico, é fundamental a gestão de temperatura dos diversos componentes do sistema, incluindo o motor elétrico. Isso porque, quando a temperatura está muito baixa, a autonomia é comprometida e, caso esteja muito alta, pode reduzir a vida útil da bateria.
“O compressor elétrico do ar condicionado, que equilibra a temperatura da cabine do carro, consome energia da bateria. Por isso, o fluxo de ar deve ser feito de maneira eficiente”, afirma Mathias Schelp, gerente da unidade de Sistemas Térmicos da divisão Electrical Drives da Bosch.
A solução criada pela Bosch é um sistema de gerenciamento térmico que combina diversos itens: bombas d’água, válvulas elétricas, motores de arrefecimento e ventilação na integração com os sistemas térmicos (radiadores, compressores elétricos e bombas de calor).
A partir do fluido refrigerante do veículo, esse sistema coleta calor e frio, distribuindo-os aos pontos necessários sem sacrificar a bateria. “Para a bateria, o ideal é alcançar temperaturas entre 15°C e 30°C. Ou seja, o sistema precisa desta inteligência para identificar a temperatura ideal de cada item e distribuir na quantidade correta”, completa.
Além disso, ele pode alterar as configuração para atender às estações do ano. Dependendo das condições externas do ambiente, o uso de tecnologias de gestão térmica e recuperação de calor podem aumentar a autonomia da bateria em até 33%.
“O usuário tem a possibilidade, por exemplo, de agendar um pré-aquecimento antes de utilizar o carro”, acrescenta Schelp. “Estas soluções inteligentes exemplificam como a Bosch utiliza seu know-how para desenvolver soluções a fim de aprimorar a experiência do usuário com o carro do futuro, aproximando o veículo elétrico a um smartphone, por exemplo.”