O diesel contaminado é uma das principais causas do desgaste prematuro de componentes do sistema de injeção dos veículos pesados. Por essa razão, é preciso ter cuidado com o que se abastece o caminhão. Da refinaria, passando pelo tanque do veículo até o seu consumo final, o Diesel passa por diferentes etapas, que devem ser realizadas com segurança, a fim de manter a qualidade.
“Os contaminantes mais comuns do Diesel são: água, micropartículas e o uso indevido de combustível misturado” avalia Daniel Lovizao, Engenheiro de A ssistência Técnica da divisão Automotive After Market da Robert Bosch. Confira abaixo algumas dicas de como evitar a contaminação do combustível.
A presença de água no combustível pode ter origem:
– Na condensação dentro de tanques, devido à variação de temperatura. Este processo pode ocorrer no armazenamento e no uso;
– Na utilização de combustível de qualidade não reconhecida, com potencial presença de água;
– Na limpeza imprópria de tanques de transportes e armazenamento, deixando água em seu interior.
A presença de micropartículas no combustível pode ter as seguintes origens:
– Quando entram no sistema por meio de tampas mal vedadas ou respiros sempre aberto. Isso pode ocorrer no armazenamento e no uso;
– No uso de filtros inadequados ou saturados, que já não impedem mais a entrada de micropartículas abrasivas;
– Na utilização de tanques de transporte e armazenamento corroídos e enferrujados, contaminados com pó.
O combustível indevido pode ter as seguintes origens:
– Na utilização de um nível de mistura de biodiesel maior que o permitido pela legislação do país ou combustível de qualidade não reconhecida;
– Na mistura com produtos não recomendados, como por exemplo, metanol, querosene, entre outros.
Para evitar a contaminação e impedir que o funcionamento do veículo seja prejudicado pelo Diesel contaminado, a Bosch dá algumas dicas essenciais:
– Mantenha o tanque cheio à noite;
– Faça a drenagem diariamente, antes da primeira utilização do veículo;
– Alguns tanques de combustível possuem recipiente separador de água, que devem ser limpos uma vez por mês;
– Realize a revisão dentro do período especificado pelo fabricante;
– Limpe o tanque de combustível a cada ano, fazendo sua troca a cada três anos;
– Troque o tanque quando ele estiver enferrujado ou com qualquer outro dano;
– Nos sistemas em que houver filtro com sedimentador, este deve ser retirado periodicamente para lim peza e análise do combustível;
– Os filtros Diesel devem ser trocados de acordo com a indicação do fabricante do veículo. “Os veículos que transitam por estradas de terra deverão trocar os filtros com maior freqüência”, alerta o engenheiro da Bosch.
– No caso de troca de filtro, utilize somente produtos de qualidade, pois são os únicos com capacidade de filtragem exigida pelo fabricante. “Os filtros devem ser trocados e não lavados e reutilizados”, lembra Daniel Lovizaro.
– Combustíveis com aditivos devem ser originados somente das refinarias. No caso de combustíveis misturados ou combinados, estes deverão ser usados somente segundo as normas de cada país;
– A mistura de biodiesel requer os mesmos cuidados em relação à contaminação que o Diesel;
– Complete o tanque somente em postos de confiança e de qualidade;
– No abastecimento, vede corretamente a boca do tanque e o encaixe de marcador de nível;
– Durante o a rmazenamento nos tanques de Diesel, drene-o diariamente para evitar acúmulo de água;
– Em tanques de armazenamento, deixe uma pequena inclinação na direção contrária ao abastecimento para que a água condensada seja drenada. “Eliminar a água evita também a formação de micro-organismos”, avisa Lovizaro.
– Em tanques de armazenamento não utilize ligas metálicas que contenham cobre, como latão e bronze, pois elas aceleram a formação de impurezas;
– O tanque de armazenamento deve estar bem vedado para impedir a entrada de água e partículas;
– Não armazene o Diesel por muito tempo, pois isso favorece seu envelhecimento. O enferrujamento natural pode formar sedimentos que obstruem os filtros;
– Não exponha o Diesel armazenado a temperaturas muito altas, pois isso facilita seu envelhecimento e sedimentação;
– A limpeza do tanque de armazenamento deve ocorrer a cada dois anos, no máximo.
Fonte: Bosch