A Bosch apresenta na CES 2020, em Las Vegas, uma nota tecnologia que inova o quebra-sol, desenvolvida com o intuito de reduzir os acidentes de trânsito. Um estudo da National Highway Traffic Safety Administration apontou que o risco de um acidente de carro é 16% maior quando há incidência direta da luz solar. Chamado Visor Virtual, o produto traz um painel de LCD transparente vinculado a uma câmera que monitora o motorista.

Segundo a Bosch, essa nova tecnologia utiliza algoritmos inteligentes para bloquear intuitivamente o brilho do sol, sem bloquear também a visão da estrada. A câmera é usada para rastrear a sombra projetada pelo sol no rosto dos indivíduos e, dessa forma, consegue escurecer somente a área do painel em que a luz bate nos olhos, mantendo o restante transparente.

quebra-sol Bosch

“Descobrimos no início do desenvolvimento que o usuário ajusta o quebra-sol para projetar sombra nos olhos”, afirma Jason Zink, especialista técnico da Bosch na América do Norte e um dos co-criadores do Visor Virtual. “Essa percepção foi essencial para ajudar a simplificar o conceito do produto e impulsionar o design da tecnologia”.