A Rede Bosch Service destaca algumas recomendações para o mecânico se preparar para o movimento da oficina nas férias de julho. De acordo com a empresa, a oficina deve ter profissionais tecnicamente qualificados e estrutura adequada com equipamentos de análise e diagnóstico, além de manter a limpeza, organização e atendimento, aspectos que interferem na confiabilidade, agilidade e desempenho do trabalho.
“É aconselhável que o alinhamento e o balanceamento das rodas, suspensão, freios, faróis, sistema de injeção e ignição e a bateria sejam revisados em oficinas que possuam equipamentos específicos para uma análise precisa e completa”, enfatiza Daniel Angelo, gerente de conceito de oficina da Bosch.
Confira as recomendações da Bosch:
Undercar
A manutenção voltada para a parte inferior do veículo precisa de equipamentos que garantam o perfeito alinhamento, balanceamento e montagem das rodas para não resultar no desgaste prematuro dos pneus e dos componentes da suspensão, gerando assim mais segurança no rodar. Pneus desalinhados e gastos aumentam o consumo de combustível.
Bateria
A bateria é ainda mais demandada nos dias frios. A oficina deve dispor de um testador específico para orientar o proprietário se está na hora ou não de efetuar a troca da bateria.
Palhetas
A Bosch recomenda que a substituição das palhetas seja realizada pelo menos uma vez por ano ou ao serem observadas as seguintes condições no para-brisa: formação de faixas e riscos, ruído ou trepidação, formação de névoa e falhas na limpeza; e nas palhetas: lâmina quebradiça, torta ou rasgada. Ao substituir as palhetas é importante verificar a condição do motor e braço do limpador e se o esguichador está desobstruído e corretamente posicionado. Para manter as palhetas em boas condições de uso, a Bosch aconselha que no momento da lavagem do carro a limpeza das lâminas de borracha seja realizada somente com um pano umedecido em água, nunca com querosene ou outros produtos químicos.
Filtros
Nunca esqueça de examinar o estado dos filtros do veículo do seu cliente. Quando em bom estado de conservação, os filtros de óleo, ar e combustível auxiliam na redução do consumo de combustível e no nível de emissão de poluentes. Já os filtros de cabine purificam o ar que circula internamente no veículo, reduzindo tração de partículas de pó e contaminantes do ar aspirado da atmosfera.
Velas
A Bosch recomenda que a troca das velas de ignição ocorra periodicamente, conforme a recomendação do fabricante. Velas gastas ou danificadas podem prejudicar o desempenho do carro. Na troca das velas, o mecânico deve consultar o manual do veículo ou a tabela de aplicação disponível nas oficinas mecânicas e em lojas de autopeças para verificar qual é o modelo correto para o motor do veículo. Recomende ao cliente que abasteça apenas em postos de combustível de confiança. Combustíveis adulterados ou de procedência duvidosa encurtam a vida útil das velas e podem provocar, entre outros problemas, superaquecimento das peças e carbonização dos eletrodos.
Cabos
A Bosch recomenda que sejam observadas também as condições dos cabos de ignição. Um cabo de ignição danificado pode gerar problemas de interferências eletromagnéticas e/ou fuga de corrente, causando falhas no motor, consumo excessivo de combustível e problemas no catalisador. Os cabos devem ser testados e revisados a cada 15 mil quilômetros, evitando assim problemas com o sistema de ignição.
Sonda Lambda
A durabilidade deste componente é grande quando o veículo apresenta condições de manutenção favoráveis e quando é abastecido com combustível de qualidade. Mas, para garantir seu bom funcionamento, é necessária uma revisão a cada 30 mil km, com equipamentos de teste apropriados. Já que uma sonda lambda defeituosa não informa os dados corretamente e todo o sistema de injeção eletrônica perde a eficiência.
Freios
A recomendação da Bosch é verificar o sistema de freios a cada cinco mil quilômetros, quando serão inspecionados visualmente todos os componentes do sistema, com equipamentos específicos. Esta verificação indicará a necessidade de substituição dos componentes, o que garante maior segurança e um menor custo na manutenção do sistema. Na hora de substituir o fluido de freio é importante levar em consideração a especificação correta para cada tipo de veículo. Por isso, a orientação é sempre seguir as especificações do manual do proprietário do veículo. A aplicação de um fluido não adequado pode reduzir a eficiência da frenagem ou mesmo danificar o sistema, colocando em risco a segurança. Em caso de viagem, a Bosch recomenda que a revisão do sistema de freios seja feita com no mínimo duas semanas de antecedência, tendo em vista o período de assentamento do material de atrito e acomodação do sistema, evitando, neste período, freadas bruscas e em altas velocidades.
Correias sincronizadoras
Quando a correia quebra há interrupção no sincronismo do motor, o que provoca parada total do veículo, e pode gerar sérios danos ao motor. Na maioria das vezes, os custos para este reparo são superiores do que o valor de uma substituição de correia realizada preventivamente. Desta forma, a Bosch aconselha realizar uma avaliação visual a cada 10 mil quilômetros. É recomendável realizar a t oca da correia ao encontrar sinais de desgastes como trincas, ressecamento, contaminação com óleo e dentes rachados. Além disso, é importante ainda verificar o estado das polias e dos tensionadores, com objetivo de garantir a eficiência da correia e evitar o desgaste precoce da mesma.