Bosch comemora 20 anos da injeção eletrônica no Brasil

O D-Jetronic, primeiro modelo de injeção eletrônica mundial, foi criado pela Bosch, na Alemanha, em 1967. Segundo a empresa, esta foi a primeira vez que um sistema produzido em série conseguiu dosar com precisão a quantidade de ar e combustível, permitindo uma combustão mais completa no motor, reduzindo as emissões de poluentes e melhorando o consumo de combustível.

Na matriz da empresa em Campinas/SP, desde o final dos anos 80 há um Laboratório de Emissões Veiculares da companhia, com o objetivo de pesquisar tecnologias para reduzir a emissão de poluentes, e melhorar os sistemas de injeção eletrônica. Em 2006, foi investido um milhão de euros na atualização dos equipamentos deste laboratório, preparando-o para a fase L-5 do Proconve.

A evolução da tecnologia acrescentou outras características ao sistema de injeção. A partir de 2003 este sistema passou a equipar também os motores Flex Fuel, que utilizam gasolina, álcool ou qualquer proporção de mistura entre os dois combustíveis. Atualmente, no Brasil, a Bosch oferece ao aftermarket cerca de 3 mil itens relacionados ao sistema de injeção de combustível.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php