A Bosch apresenta o electronic Clutch System (e-Clutch), sistema que aciona eletronicamente a embreagem em transmissões mecânicas, desenvolvido e testado no Brasil, na Europa e na Índia. A empresa explica que com o e-Clutch o acionamento da embreagem é feito eletronicamente enquanto a troca da marcha é realizada de forma manual. Com isso, um sistema de transmissão mecânico apresenta características similares à de um câmbio automático.
Entre as vantagens, a Bosch afirma que, além do conforto, a tecnologia possibilita economia de combustível por meio do Idle Coasting (embreagem desacoplada), que entra em operação quando o usuário retira o pé do acelerador. Neste caso, a embreagem abre desacoplando o motor da transmissão (porém a marcha permanece engatada) de modo a aproveitar ao máximo a energia de movimento do veículo e reduzir o consumo de combustível. A embreagem é reacoplada automaticamente quando o motorista pisa no freio ou no acelerador. Todas as variáveis do motor e da transmissão são permanentemente monitoradas pelo software, garantindo total segurança ao motorista e pleno funcionamento do sistema, afirma a Bosch.
O sistema pode ser adequado às plataformas dos veículos já existentes e a previsão da fabricante é que esteja disponível no mercado em até dois anos. Entretanto, a Bosch ressalta que o e-Clutch deve ser um dispositivo original de fábrica, pois não é possível instalar o sistema de acionamento eletrônico da embreagem no mercado de reposição.
Kit de embreagem é possível instalar no vitara ano 1993?
Quero mais informações sobre injeção eletrônica
muito desevolvimento muito bom a bosch na frente