Bobinas de ignição Toyota: como analisar as conexões elétricas – Corolla 1.8 1ZZ-FBE

Diagnóstico correto do componente evita a troca desnecessária de outras peças

No motor, as bobinas de ignição têm a função de transformar a baixa tensão da bateria em alta tensão, gerando a fagulha na vela que inicia o processo de combustão. Dessa forma, defeitos nesse componente podem acarretar falhas de ignição, diminuição de potência e outros sintomas. Assim, para ajudar na análise dos sinais elétricos desse componente, a Revista O Mecânico disponibiliza os valores de tensão padrão e o diagrama de conexões dessas bobinas.

Os valores apresentados e os pinos de conexão à ECU são válidos para o motor 1.8 1ZZ-FBE, que equipou os Toyota Corolla produzidos de 2008 a 2015. Nesse período, o propulsor desenvolvia até 136 cv quando abastecido com etanol.

A primeira análise a ser feita é sobre os valores de tensão apresentados pelo componente, conforme imagem abaixo. Basta comparar os sinais presentes no veículo, que devem ficar próximos aos valores padrão.

Outra análise possível para detectar falhas de ignição pode ser feita nas conexões entre a bobina e a central eletrônica do motor, verificando a continuidade da corrente elétrica nos fios e no chicote.

Dessa forma, o mecânico pode identificar falhas de maneira correta, para evitar a troca desnecessária de peças no veículo, visto que os sintomas apresentados por uma bobina de ignição com defeito podem ser confundidos com outros componentes.

Créditos: Mecânico Pro

 

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php