BMW passa a utilizar IA para auxiliar no controle de qualidade

Sistema cria verificações personalizadas para cada tipo de veículo

A BMW começou a integrar inteligência artificial no controle de qualidade de seus veículos. A tecnologia faz parte do projeto “GenAI4Q”, que está em operação na fábrica de Regensburg, com o intuito de tornar o processo de inspeção final mais padronizado.

O projeto consiste em um sistema de IA capaz de gerar recomendações personalizadas de inspeção para cada tipo de veículo produzido na fábrica. A ferramenta avalia informações sobre o modelo, versões de acabamento e dados específicos da linha de produção para montar um catálogo de verificação específico para cada carro.

“O nosso sistema de IA gera um plano de inspeção sob medida para cada veículo, considerando suas características únicas”, explica Rüdiger Römich, responsável pela área de testes da fábrica. O sistema organiza as etapas de inspeção de forma otimizada em um aplicativo usado pelos técnicos.

No futuro, a fabricante pretende expandir o uso da tecnologia de inspeção de qualidade baseada em IA, que foi desenvolvida em colaboração com a startup Datagon AI, para outras fábricas do grupo.

 

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php