BMW desenvolve motor auxiliar a etanol para o elétrico i3

BMW i3

Fabricante quer reduzir emissões ao utilizar o combustível de origem vegetal no extensor de autonomia do modelo

 

A BMW anunciou o desenvolvimento de um protótipo do elétrico i3 com o motor auxiliar extensor de autonomia movido a etanol. A substituição da gasolina pelo combustível de origem vegetal tem como objetivo reduzir a emissão de CO2 na atmosfera. Ainda em fase experimental, o projeto do BMW i3 com motor auxiliar a etanol não tem previsão de lançamento em série.

Lançado no Brasil em 2014 e reestilizado em 2019, o BMW i3 possui como única fonte de tração para as rodas um motor elétrico de 170 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. Nas versões denominadas REX (sigla em inglês para extensor de autonomia), o elétrico traz um segundo motor, a combustão (gasolina), de dois cilindros e 650 cilindradas, cuja função é providenciar energia extra às baterias caso não haja tomada para recarga tradicional por perto. O extensor de autonomia do modelo a gasolina é capaz de fornecer até 150 km de alcance extra pelo ciclo NEDC.

Chamado de “BMW i3 Zero Impact Emission CO2 Neutral Ethanol Range Extender”, o protótipo foi desenvolvido pela BMW em parceria com a empresa AVL do Brasil. Para a conversão do motor a gasolina para uso de etanol, a engenharia da marca elevou a taxa de compressão, que passou de 10:1 para 14:1. No protótipo, o alcance com o extensor a etanol chega a 60 km.

Sem data para entrar em produção, o conceito do i3 com motor auxiliar a etanol visa servir de base para estudos de mobilidade sustentável no futuro. Até 2030, a BMW promete ter 50% das vendas globais compostas por carros eletrificados e reduzir a emissão de CO2 em 40% no uso dos veículos na comparação com 2019.

Atualmente, o BMW i3 é vendido no Brasil nas versões 120 Ah BEV Full (R$ 274.950) e 120 Ah Rex Full (R$ 283.950). Única com o extensor de autonomia a gasolina, a topo de linha promete alcance total de até 380 km pelo ciclo WLTP, mais compatível com o uso cotidiano. Na básica, sem o motor auxiliar, a autonomia é de até 260 km.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php