Beto Monteiro vence na F-Truck em Interlagos após final emocionante

O piloto da Scuderia Iveco, Beto Monteiro, venceu neste domingo o GP Crystal, quinta etapa da temporada 2013 da Fórmula Truck, disputada no Autódromo de Interlagos. Em um final de corrida emocionante, Beto perseguiu o então líder Leandro Totti (equipe RM-MAN) até conquistar a ponta na metade da última volta, em uma ultrapassagem no Bico de Pato, curva mais lenta do circuito paulistano.

Beto Monteiro (à frente) vence etapa de Interlagos da F-Truck
Beto Monteiro (à frente) vence etapa de Interlagos da F-Truck

Cumprindo o prognóstico das equipes de que Interlagos seria uma “prova de resistência”, a corrida foi marcada por quebras e acidentes. Nada menos que onze pilotos deixaram a corrida por batidas e problemas mecânicos. Ainda na segunda volta, o pole-position Roberval Andrade (Ticket Car Corinthians-Scania) abandonou a disputa pela liderança ao parar nos boxes com problemas no motor.

Roberval Andrade lidera o pelotão na largada. Liderança, no entanto, duraria pouco
Roberval Andrade lidera o pelotão na largada. Liderança, no entanto, duraria pouco

Os líderes do campeonato brasileiro e sulamericano, Régis Boéssio (ABF Desenvolvimento Team-Mercedes) e Paulo Salustiano (ABF Racing Team-Mercedes), também ficaram fora de combate logo no início. Boéssio foi tocado na largada e se arrastou pela pista nas voltas seguintes com o caminhão avariado, até abandonar. Salustiano, por sua vez, sofreu uma quebra de motor espetacular no final da reta oposta. O óleo derramado provocou a primeira de várias intervenções do pace truck na corrida.

Na relargada, Leandro Totti ultrapassou seu companheiro de equipe Felipe Giaffone e assumiu a liderança, com Beto Monteiro na terceira posição. As posições foram mantidas até que a direção de prova determinou que o vice-líder Felipe Giaffone parasse nos boxes para a equipe tentar sanar o excesso de fumaça em seu caminhão na 13ª volta.

Leandro Totti (à frente) liderou a mair parte da corrida
Leandro Totti (à frente) liderou a mair parte da corrida

Sem Giaffone no caminho, Beto Monteiro passou a pressionar Leandro Totti, reduzindo a diferença de 1s7 na 14ª volta para 0s5 na 15ª e antepenúltima volta. As duas voltas finais foram de pressão intensa de Monteiro, que forçava Totti ao erro em quase todas as curvas. Na última volta, os líderes percorreram as duas pernas do S do Pinheirinho quase lado a lado. Monteiro, por fora, saiu mais lançado e ficou por dentro no Bico de Pato, fazendo a ultrapassagem. Nos últimos metros, mais emoção: Monteiro escorregou de traseira na curva da Junção e Totti quase conseguiu dar o troco, subindo a Curva do Café novamente lado a lado. Monteiro recebeu a bandeirada apenas 0s213 na frente do piloto do caminhão MAN.

Beto Monteiro comemora vitória apertada
Beto Monteiro comemora vitória apertada

“Tive uma disputa muito dura com o Totti”, disse Monteiro, que ainda terminou a corrida com o pneu traseiro esquerdo furado. “É uma vitória fantástica, dedico o resultado a todos na minha equipe, que trabalharam duro para que eu tivesse um caminhão tão competitivo. Estava perfeito”, comemorou. Totti, por sua vez, reconheceu a derrota. “Não tinha muito o que eu fazer. Tentei segurar o Beto, mas já sabia que ele viria para cima de qualquer jeito”, declarou.

Além do vencedor, outros dois pilotos da Iveco subiram ao pódio: o italiano ex-piloto da F-1, Alex Caffi, em terceiro e Valmir “Hisgué” Benavides, em quarto. Caffi celebrou o resultado e elogiou o nível de pilotagem da F-Truck. “Fico muito feliz por conseguir esse pódio logo na terceira corrida. O caminhão é novo e não tenho muita experiência na Truck, que tem pilotos excelentes se comparados aos que enfrentei em categorias internacionais depois que saí da Fórmula 1”, disse o italiano. O goiano Leandro Reis, com o Scania da equipe Original Reis, completou o pódio em quinto.

Leandro Totti, apesar do segundo lugar no pódio, assumiu a liderança da temporada 2013 da F-Truck
Leandro Totti, apesar do segundo lugar no pódio, assumiu a liderança da temporada 2013 da F-Truck

O GP Crystal valeu como terceira e penúltima etapa do Sul-Americano, em que Totti assumiu a liderança com 59 pontos, 11 à frente do conterrâneo Wellington Cirino, da ABF Santos Desenvolvimento, que largou do fim do grid e terminou a corrida em sexto. Monteiro e o gaúcho Régis Boessio, que não concluiu a corrida, passam a dividir a terceira posição. A etapa final do Sul-Americano será disputada em setembro, na pista argentina de Córdoba.

A prova deste domingo também marcou a quinta das dez etapas do Campeonato Brasileiro, que também passa a ter Totti como líder. Ele foi a 77 pontos, contra 71 de Boessio e do paulista Paulo Salustiano. Monteiro, com a vitória, passou a figurar em quarto lugar na tabela, com 60 pontos, Cirino, em quinto, tem 54. A próxima corrida da Fórmula Truck, valendo apenas pelo Campeonato Brasileiro, será disputada no dia 4 de agosto no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel/PR.

Confira o resultado final do GP Crystal – Interlagos, São Paulo/SP

1º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 17 voltas em 56min57s745
2º) Leandro Totti (PR/MAN), RM Competições-MAN Latin America, a 0s213
3º) Alex Caffi (ITA/Iveco), Dakarmotors, a 6s404
4º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, a 8s579
5º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, a 10s503
6º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Santos Desenvolvimento, a 11s950
7º) Rogério Castro (GO/Volvo), ABF/Volvo, a 32s647
8º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, a 35s962
9º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, a 41s258
10º) Edu Piano (SP/Ford), Território Motorsport, a 1min07s571
11º) Jansen Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, a 1min08s869
12º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, a 1 volta
13º) Felipe Giaffone (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, a 1 volta
14º) Alberto Cattucci (SP/Volvo), ABF/Volvo, a 2 voltas
15º) André Marques (SPMAN), RM Competições-MAN Latin America, a 2 voltas

NÃO COMPLETARAM
João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, a 6 voltas
Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF Santos Desenolvimento, 7 voltas
Raijan Mascarello (MT/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, a 8 voltas
Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, a 8 voltas
Ronaldo Kastropil (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, a 8 voltas
Adalberto Jardim (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, a 9 voltas
Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 11 voltas
Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, a 14 voltas
Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 15 voltas
Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, a 15 voltas
Débora Rodrigues (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, a 15 voltas

CLASSIFICAÇÃO
Após cinco etapas, a classificação do Campeonato Brasileiro de F-Truck é: 1º) Totti, 77 pontos; 2º) Salustiano e Boessio, 71; 4º) Monteiro, 60; 5º) Cirino, 54; 6º) Piquet, 53; 7º) Benavides, 42; 8º) Pachenki, 40; 9º) L. Reis, 39; 10º) Maistro, 30; 11º) Andrade, 26; 12º) Marques e Fogaça, 24; 14º) Cattucci, 22; 15º) Jardim, 20; 16º) Caffi, 17; 17º) Castro, 15; 18º) Kastropil, Piano e Muffato, 12; 21º) J. Reis e Bueno, 10; 23º) Giaffone, 8; 24º) Lopes, 4; 25º) Rodrigues, 2.

No Sul-Americano, a uma etapa do término, a classificação passa a ser a seguinte: 1º) Totti, 59 pontos; 2º) Cirino, 48; 3º) Boessio e Monteiro, 43; 5º) Salustiano, 41; 6º) Benavides, 38; 7º) L. Reis, 24; 8º) Piquet, 23; 9º) Fogaça, 19; 10º) Caffi, 17; 11º) Maistro, 13; 12º) Marques e Cattucci, 11; 14º) J. Reis, 9; 15º) Castro, 8; 16º) Pachenki, Muffato, Piano, Giaffone e Andrade, 6; 21º) Kastropil e Bueno, 5; 23º) Lopes, 4; 24º) Rodrigues, 2.

Na competição entre as seis marcas que compõem o grid da F-Truck, a classificação do Campeonato Brasileiro é: 1º) Mercedes-Benz, 222 pontos; 2º) Iveco, 114; 3º) MAN, 111; 4º) Scania, 89; 5º) Volvo, 77; 6º) Ford, 34. Pelo Sul-Americano, o campeonato de marcas da categoria passa a apresentar a seguinte pontuação: 1º) Mercedes-Benz, 119 pontos; 2º) Iveco, 96; 3º) MAN, 61; 4º) Scania, 44; 5º) Volvo, 37; 6º) Ford, 25.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php