Brasil já conta com tecnologia avançada em reciclagem de baterias de lítio, comum em celulares e veículos eletrificados
As baterias de lítio, utilizadas na maioria dos veículos eletrificados, podem ser completamente recicladas, eliminando riscos ambientais. No Brasil, empresas como Re-Teck, Energy Source e Lorene já realizam a reciclagem de baterias de lítio de celulares e notebooks, utilizando a mesma tecnologia empregada nos veículos. Segundo Marcelo Cairolli, da Associação Brasileira do Veículo Elétrico – ABVE, as baterias de lítio estão presentes no Brasil há 25 anos e são amplamente recicláveis.
As baterias dos veículos têm uma vida útil de 10 a 15 anos e, quando atingem o fim de sua vida útil, podem ser recicladas em sua totalidade. Os resíduos são separados em plásticos, metais e metais nobres, como lítio, níquel e cobalto, que são valiosos no mercado global.
Além disso, as baterias de lítio são amplamente utilizadas por montadoras devido à sua eficiência, desempenho em altas temperaturas e capacidade de reciclagem. Por isso, existem diversos tipos de baterias de lítio, cada uma com características distintas. As indústrias selecionam o tipo de bateria com base em fatores como autonomia, desempenho e custo. Hoje, os quatro principais tipos de baterias de lítio para veículos são: NMC (Lítio Níquel-Manganês-Cobalto), LFP (Lítio Ferro-Fosfato), NCA (Lítio Níquel-Cobalto-Alumínio) e Li-S (Lítio Enxofre).