Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Bardahl recomenda aditivos para aumentar propriedades da gasolina aditivada

Tendo em vista quantidade de opções de e aditivos aftermarket, que pode deixar os motoristas confusos na hora de abastecer, a Bardahl explica quais os benefícios de tais opções e as reais necessidades do uso de aditivos em frasco.

18778

De acordo com a fabricante, apesar de a gasolina ter melhorado, seja pela adição de aditivos diferenciados, seja pela redução da quantidade de enxofre em sua composição, ela ainda é um hidrocarboneto. Ao serem queimados, os combustíveis à base de hidrocarboneto, transformam-se em energia (movimento), gases (principalmente CO2, nos casos de diesel e gasolina) e resíduos (formados pelos gases gerados na combustão). A formação de resíduos de carbono (carbonização) no sistema de alimentação é um problema que ocorre com qualquer veículo. Esses resíduos vão se acumulando, formando depósitos que causam obstrução dos injetores, carbonização nas válvulas e na câmara de combustão, o que interfere no processo de combustão em si. Todas vez que o sistema de alimentação suja, os parâmetros de consumo de combustível e emissão de gases se alteram, o carro passa a consumir mais combustível e a emitir mais gases poluentes.

Para garantir a redução dos níveis de emissão dos veículos e a economia de combustível, é necessário garantir também que os veículos sejam mantidos ao longo de sua vida útil conforme as especificações do fabricante, isto é, limpos. Aí entram a melhoria das características dos combustíveis e o papel dos aditivos, principalmente os detergentes e dispersantes.

Os aditivos são componentes desenvolvidos para serem adicionados aos combustíveis e oferecer-lhes propriedades diferenciadas, como detergência, dispersância e redução de atrito. Alguns deles ainda podem oferecer poder antioxidante e demulsificante (aditivos para diesel). Esses aditivos vão trabalhar, principalmente, para eliminar os resíduos do sistema de alimentação ou, no caso dos carros mais novos, com sistema limpo, para evitar que eles se formem.

De acordo com a Bardahl, os aditivos podem trazer benefícios como: proteção a todo o sistema de alimentação; previne a formação de depósitos durante o processo de combustão; restaura a eficiência da combustão (no caso da gasolina); aumento do número de cetano (no caso do diesel), o quê melhora a eficiência da combustão; reduz o consumo de combustível; mantém a performance de injetores (gasolina) e bombas(diesel), ou seja, a eficiência da pulverização (muito importante para a redução das emissões de poluentes); mantém a estabilidade do combustível; previne a formação de emulsões quando combustível, água e aditivo detergente/dispersante são misturados (caso do diesel); previne quebras, o que reduz custo com manutenção.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php