Automec 2015 começa com muito otimismo e informação técnica

Nesta terça-feira, 7/04, começou no Pavilhão de Exposições do Anhembi a Automec 2015, em clima de muito otimismo por parte das empresas. Com a queda nas vendas de veículos novos, o consenso é de que o setor da reparação tem tudo para crescer, já que a tendência é aumentar o volume de reparo dos veículos que estão circulando nas ruas. Com o fechamento do 1º trimestre do ano, as empresas começam a ver os resultados.

A BorgWarner recentemente adquiriu a Wahler e incorporou a seu portfólio as válvulas termostáticas da marca fabricadas em Piracicaba/SP. De acordo com Emerson Brasiil, gerente de aftermarket da divisão de Emissions Systems da BorgWarner, a nova unidade observou um crescimento de 5% na produção. Já a divisão Motorparts da Federal-Mogul também viu a mesma alta de 5% durante o primeiro trimestre de 2015 em seu faturamento para o mercado de reposição, afirma José Roberto Alves, diretor-geral da Federal-Mogul. Alves espera um crescimento em relação ao mesmo período de 2014.

Por sua vez, a Gates, fabricante de correias e tensionadores, fechou o primeiro trimestre de 2015 com lucro 35% maior do que em 2014 para o mercado de reposição, segundo Cesar Costa, diretor Comercial da empresa. Para os próximos meses do ano, a empresa pretende superar a marca do ano passado, principalmente para produtos voltado às montadoras, que aleijam recuperar o mercado ainda no segundo semestre de 2015. A previsão para o mercado de reposição da Gates é um aumento que gira entre 9 e 15% até o final do ano.

Lourenço Agnello Oricchio Junior, diretor geral da Sabó Américas, comentou que a empresa não sofreu grandes perdas com a crise enfrentada em nosso País graças às exportações. “Hoje, a Sabó tem participação de 50% no mercado de OEM e 50% no aftermarket. No OEM, 30% é dedicado à exportação e, no Aftermaket esse número é de 10%. Essa divisão de receitas, associada ao aumento do dólar, fez com que o balanço final fosse estável, sem grandes perdas financeiras. Nossa expectativa é que tanto neste ano, quanto no outro, tenhamos cenário semelhante”.

Luiz Antonio Lipay, diretor geral da MS Motorservice – divisão de aftermarket da KS – revelou que o mercado de reposição apresenta crescente alta, no entanto, a venda para montadoras caiu significativamente. “Com a economia difícil, percebemos uma queda nas vendas para as montadoras, algo em torno de 17%. Já para a reposição, a expectativa é bastante animadora e esperamos um crescimento de 15% neste ano e, em 5 anos, a expectativa é que chegue aos 20%”.

Investimentos e novidades
O Grupo Sogefi, dono da fabricante de filtros automotivos Fram, anunciou sua nova fábrica em Jarinu/SP e ainda crescimento de 10% no primeiro trimestre de 2015. Destaque também para a Reflex & Allen, marca que acaba de se estabelecer no país comprando a divisão de mangueiras de borracha da Sabó e ainda atuará com cabos de ignição na reposição. “O plano de se instalar no mercado brasileiro não é de hoje. A crise é passageira e não abala os planos da empresa”, garante Ronaldo Teffeha, responsável pela gestão do aftermarket da Reflex & Allen. A previsão é que a linha chegue ao mercado por completo no segundo semestre.

E dentre os milhares de lançamentos reservados para a Automec, até entidades do setor também reservaram seus produtos para a feira. O GMA – Grupo de Manutenção Automotiva colocou no ar para celulares e tablets seu aplicativo Carro 100%, que ajuda o proprietário a identificar o momento certo de reparar o veículo através de perguntas sobre a condição do veículo. “Com o aplicativo, procuramos promover a cultura da manutenção automotiva para o dono do veículo”, declarou Francisco de la Tôrre, presidente do Sincopeças.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php