Depois de lançar o A1 Sport, a Audi está ampliando a linha de seu compacto Premium no Brasil com a chegada da versão Sportback, de quatro portas. Em relação ao modelo de duas portas, a Audi explica que o Sportback é ligeiramente mais alto e largo para facilitar o acesso ao banco traseiro. O modelo está disponível em duas versões: Attraction e Ambition, que se diferenciam tanto na motorização quanto no acabamento.
Na versão Attraction, o Audi A1 Sportback vem equipado com motor 1.4 TFSI, de 1.390 cm³ e 4 cilindros em linha, com sistema de injeção direta de combustível e turbocharger com intercooler. O propulsor é capaz de gerar 122 cv a 5.000 rpm e torque de 200 Nm entre 1.500 e 4.000 rpm. Segundo a fábrica, a curva de torque constante proporciona respostas eficientes e rápidas nas retomadas de aceleração. O consumo também é outro destaque, chegando a 18,8 km/l em percurso combinado cidade/estrada, conforme dados da montadora, que também apontam aceleração de 0 a 100km/h em 9,0s e velocidade máxima de 203 km/h.
Já a versão Ambition possui o mesmo 1.4 TFSI, mas equipado com sistema de superalimentação duplo, que utiliza um compressor Roots e um turbocompressor. A Audi explica que o sistema produz torque de 250 Nm entre 2.000 e 4.500 rpm, associado a um sistema que garante o torque ideal para cada situação. Através da aceleração e da faixa de rotação do motor, o módulo de comando calcula a quantidade de ar de admissão necessária e avalia se o turbocompressor dará conta de gerar a pressão de admissão ou se deve ser auxiliado pelo compressor Roots. O controle do funcionamento do turbo e do compressor é feito por uma válvula-flape, situada na entrada de ar após o filtro, que determina se o ar segue primeiro para compressor Roots ou então diretamente para o turbocompressor. Mesmo com o trabalho do motor “cheio” em qualquer situação, a Audi estima que o consumo médio cidade/estrada desta versão fique em 16,9 km/l. Os números de desempenho da versão de 185 cv indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 7,0s e tem velocidade máxima de 227 km/h.
Completando o powertrain, tanto a verão Attraction quanto a Ambition trazem transmissão S tronic de 7 velocidades, com sistema de dupla embreagem (que deixa as marchas pré-engatadas e fazem as trocas sem interrupção perceptível de potência). Outro recurso disponível nas duas versões é a tecnologia de recuperação de energia durante a frenagem, armazenada temporariamente na bateria. Quando o carro acelera de novo, a energia retorna ao sistema elétrico, aliviando a carga do gerador. Garantindo a segurança dos passageiros, o modelo ainda traz de série airbags frontais, laterais dianteiros e de cabeça dianteiro e traseiro, além de cintos de segurança com sensor de afivelamento, freios com ABS e sistema eletrônico de estabilização ESP, que também inclui um bloqueio eletrônico do diferencial, e assistente de partida em aclives.
A expectativa da fabricante é que o compacto de 4 portas responda por cerca de 75% das vendas do modelo no Brasil. O modelo já está disponível nas concessionárias e custará R$ 94.900,00 na versão Attraction e R$ 114.900,00 na Ambition.