Audi mostra prótotipo Roadjet com tecnologia das pistas de corrida

949A Audi apresenta no North American International Automobile Show, em Detroit/EUA, o Roadjet Concept, equipado com motorização 3.2 litros V6, quatro válvulas por cilindro, com tecnologia FSI de injeção direta e 300 hp de potência a 7.000 rpm. O torque máximo é de 330 Nm a 4.500 rpm. Conforme a montadora, a tecnologia FSI foi desenvolvida nas pistas de corrida, no modelo Audi R8, quatro vezes campeão da prova 24 horas de Le Mans. Com esse motor o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos e velocidade máxima controlada eletronicamente de 250 km/h e ainda percorre 100 km com 10,4 litros de combustível.

O veículo é o primeiro modelo equipado com transmissão esportiva de sete marchas Direct Shift Gearbox, com duplo sistema de embreagem, em conjunto com o motor longitudinal. A base dessa nova tecnologia é o disco duplo de embreagem que funciona de maneira única, pois enquanto uma marcha é engatada e quando o ponto de troca se aproxima, uma outro marcha é pré selecionada, porém não é engatada. O processo de troca de marchas com embreagem dupla acontece de forma que uma marcha entra e a outra sai de maneira sobreposta, que mantém permanente o fluxo de força do motor. O veículo também tem a opção de câmbio manual e “paddles” instalados atrás do volante, como nos carros de corrida.

O Roadjet possui tela central de dez polegadas no painel de instrumentos, além de monitores de sete polegadas separados para todos os passageiros, que podem assistir TV  sem distrair o condutor. Os passageiros também têm acesso às funções do MMI (Multi Media Interface), com informações do sistema de navegação e com isso podem sugerir rotas ao motorista; porém as funções de operação do veículo não podem ser acessadas pelos passageiros. O veículo não possui quebra-sol e em seu lugar foi desenvolvida a tecnologia Vari-Light, que varia o nível de transparência do pára-brisa eletricamente, evitando a claridade indesejável.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php