Audi confirma lançamento do A1 quattro no Brasil

A Audi trará para o Brasil a versão superesportiva do compacto A1 no segundo semestre deste ano. O Audi A1 quattro terá edição limitada mundialmente a 333 unidades, equipado com motor 2.0 TFSI, capaz de produzir 256 cv de potência e 350 Nm de torque, e tração integral permanente quattro. Com essa configuração, de acordo com a montadora, o compacto tem aceleração de 0 a 100km/h em 5,7 segundos e velocidade máxima de 245 km/h. O modelo está disponível apenas na cor branca metálica Glaciar, com teto pintado em preto de alto brilho.

Audi A1 quattro /Standaufnahme

O motor 2.0 TFSI, segundo a fábrica, tem 1.984 cm3 e quatro cilindros, injeção direta de gasolina e turbo, eixo de comando de admissão variável e dois eixos contra rotantes para eliminar vibrações, que garantem suavidade de funcionamento. A curva de torque mostra força máxima disponível continuamente entre 2.500 e 4.500 rpm e o pico de potência (256 cv) é desenvolvido a 6.000 rpm. Mesmo com esse desempenho a Audi garante que o modelo tem consumo médio de 11,75 km/litro, isto graças à otimização de itens como a injeção, o turbocompressor com intercooler e a bomba de óleo.

Audi A1 quattro/Fahraufnahme

O câmbio é manual de seis velocidades, com o sistema de tração quattro permanente nas quatro rodas e embreagem multi-disco controlada eletronicamente e hidraulicamente, com pacote de placas que giram em banho de óleo, colocado no eixo traseiro. Isso permite uma distribuição harmoniosa das cargas por eixo; o chassi do Audi A1 quattro foi adaptado para receber este sistema.

Audi A1 quattro /Standaufnahme

A montadora explica que, durante a condução normal, a maior parte da tração é transmitida para as rodas dianteiras. Quando a tração na frente diminui, o sistema transfere torque progressivamente para as rodas traseiras em alguns milésimos de segundos, por meio do pacote de embreagens banhadas a óleo. Além disso, se a roda de um dos eixos escorregar é travada pelo bloqueio eletrônico do diferencial. O sistema trabalha em conjunto com o sistema de vetorização de torque, que transfere o torque entre as rodas para evitar derrapagens em curvas feitas no limite.

Audi A1 quattro /Fahraufnahme

A suspensão recebeu calibração mais firme do que no modelo de produção. Na dianteira, o sistema é McPherson, enquanto na traseira a suspensão é four-link. A traseira foi completamente redesenhada e recebeu a montagem independente de molas e amortecedores. A direção é eletro-hidráulica e tem relação de direção direta 14.8:1.

O A1 quattro ainda vem equipado com rodas de liga-leve de 18 polegadas e pneus 225/35. Os discos de freio ventilados na dianteira tem pinças na cor preta e medem 312 milímetros de diâmetro. O modelo possui ESP e inclui um modo esportivo que deslita o sistema, mas o diferencial eletrônico é permanentemente ativo. O interior do modelo traz sistema de som Bose leva 14 alto-falantes com 465 watts de potência, woofers nas portas com iluminação indireta e luz guia em LED, além de sistema Bluetooth que permite conexão do carro à internet.

 

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php