A Audi vai apresentar no Salão do Automóvel de Paris (entre 29/09 e 14/10) seu novo esportivo, o RS 5 Cabriolet. Herdeiro da linhagem de esportivos “RS” da montadora alemã, o conversível de quatro lugares vem equipado com motor 4.2 FSI V8 que, segundo a Audi, é capaz de gerar potência máxima de 450 cv a 8.250 rpm e torque máximo de 430 Nm entre 4.000 e 6.000 rpm. Mesmo com esses valores, a Audi afirma que o consumo médio de gasolina do V8 é de 9.2 km/litro.
O sistema de transmissão do modelo possui o consagrado câmbio S tronic 7 velocidades com dupla embreagem, que dá ao condutor três opções de trocas de marchas: automática, por meio de shift-paddles no volante ou, ainda, por toques na alavanca de câmbio. Conforme dados de fábrica, esse powertrain leva o Audi RS 5 Cabriolet de 0 a 100 km/h em 4,9 s e à velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente, ou 280 km/h. Além disso, o ronco do V8 é afinado por flaps nas saídas de escape, encorpando ainda mais a sensação de esportividade do modelo.
Outro item tradicional em modelos da Audi, a tração integral quattro também está presente. De acordo com a fabricante, em condições normais, o sistema distribui o torque entre o eixo dianteiro e traseiro na relação 40/60, mas, conforme o gerenciamento eletrônico demande, o sistema pode enviar até 70% da força para a parte dianteira ou 85% para o eixo traseiro.
O sistema de vetorização de torque complementa o trabalho do diferencial central gerenciando cada roda individualmente, assim, evitando que elas patinem em situações extremas, como em uma curva mais acentuada. Como opcional, a Audi oferece o diferencial esportivo integrado, além controle de cruzeiro adaptativo e direção dinâmica, que varia sua relação em função da velocidade.
Outra área na qual o trabalho da fábrica em cima do esportivo se destaca é no chassi. Além dos reforços estruturais e das compensações de peso (como o para-lama dianteiro em alumínio), a Audi explica que muitos componentes da suspensão dianteira five-link e da suspensão traseira trapezoidal-link são feitos também em alumínio. As rodas de série são de 19 polegadas calçadas com pneus 265/35 e, como opcional, a fábrica oferece rodas de 20 polegadas com pneus 275/30.
O sistema de freio é composto por discos ventilados de 365 mm de diâmetro na dianteira, com pinças de oito pistões, cada. Discos dianteiros em cerâmica reforçada com fibra de carbono são opcionais.
As assistências eletrônicas não deixam nada a desejar aos modelos mais comportados da marca. Uma delas é o sistema Audi Drive Select, que é de série no conversível e permite ao motorista escolher as características de diversos equipamentos, como câmbio S Tronic, válvulas e sistema de escape, nos modos Comfort, Auto ou Dynamic. Dentro do Audi Drive Select, juntamente com o opcional de suspensão esportiva, o sistem pode vir com o DRC (Dynamic Ride Control), que ajusta as características dos amortecedores em três níveis.
O RS 5 Cabriolet possui capota em tecido leve fabricada com material especial, que garante conforto acústico a bordo. Ao toque de uma tecla, a capota abre e fecha em até 17 segundos, com o veículo trafegando em velocidade de até 50 km/h. Em caso de risco de capotamento, placas de alumínio resistentes emergem por trás dos encostos de cabeça traseiros para proteção dos ocupantes.