A Audi está trazendo ao Brasil a sétima geração da stationwagon Audi A6 Avant, perua derivada do sedã médio da marca alemã. Entre as principais modificações anunciadas em relação à versão anterior, a nova A6 Avant conta com novos recursos de tecnologia utilizadas nas linhas A7 e A8, carroceria mais leve e motor mais potente. Conforme os dados da Audi, o motor 3.0 TFSI (turbo e injeção direta), movido a gasolina, tem 2.995 cm3 e é capaz de atingir 300 cv de potência e 440 Nm de torque entre 2.900 e 4.500 rpm.
A montadora detalha que os dois intercoolers do sistema de turbo foram retrabalhados para refrigerar ainda mais o ar comprimido, permitindo que mais oxigênio entre nas câmaras de combustão. Juntamente com o melhor aproveitamento dos injetores, resultou no ganho dos 10 cv de potência em relação à geração anterior. Segundo a Audi, graças ao conjunto, a A6 Avant acelera de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos e tem velocidade final limitada eletronicamente em 250 km/h. Os dados de consumo apontam que a nova perua é 21% mais econômica do que a versão anterior, fazendo, na média cidade/estrada, 12,2 km/litro de combustível.
A transmissão do modelo é a S tronic, com sistema de dupla embragem e 7 velocidades. A caixa é aliada ao sistema quattro de tração integral, que possui duas novidades: um novo diferencial central e a função de vetorização de torque, que garantem mais tração, estabilidade e resposta dinâmica. De acordo com a Audi, isso acontece porque o sistema atua nas quatro rodas, ou seja, se uma delas fica sem atrito quando o veículo está sendo dirigido no limite, o sistema desacelera um pouco aquela roda para evitar que ela derrape, o que, por exemplo, melhora a tração nas curvas. A dirigibilidade é auxiliada também pela carroceria mais leve, cujo sistema de suspensão possui braços confeccionados em alumínio. O modelo está equipado também com direção eletromecânica.
Entre as tecnologias embarcadas que agora estão presentes na stationwagon, está o Audi Drive Select, que altera os parâmetros de dirigibilidade do carro atuando na direção, na resposta de aceleração e na suspensão. O sistema oferece quatro modos de dirigir: Dinâmico, Auto (normal), Conforto e Individual, este último configurável pelo próprio motorista.
Outros sistemas de auxílio são o Audi Night Vision (que, segundo a montadora, detecta e alerta para a presença de pessoas e animais até 300 metros à frente do veículo quando escurece); o ACC (Adaptative Cruise Control – controle de cruzeiro adaptativo que regula automaticamente a distância e velocidade dos veículos à frente); o Audi Pre Sense Plus (auxílio para situações de emergência antes da percepção do motorista e que, automaticamente, aciona o sistema de freios, modifica o posicionamento dos assentos e fecha totalmente os vidros e o teto solar); e o head-up display (que projeta as principais informações sobre o para-brisa em forma de símbolos e dígitos).