Produzido em São José dos Pinhais/PR desde setembro, o Audi A3 Sedan 1.4 TFSI Flex começa a ser vendido nas concessionárias brasileiras a partir desta segunda quinzena de novembro. O modelo mais vendido da marca alemã no Brasil teve sua linha revisada: o A3 Sedan continuará sendo oferecido nas versões Attraction e Ambiente, mas com maior variedade de itens de série e oferta de opcionais. Ambas as versões passam a contar com o motor 1.4 Turbo FSI Flex recalibrado para o Brasil. A topo de linha Ambition, equipada com motor 2.0 TFSI, completará a linha posteriormente.
Com ganho de 28 cv em relação ao motor anteriormente importado, o motor turbo flex de 1,4 litro com injeção direta de combustível na câmara de combustão passou a oferecer potência de 150 cv e torque máximo de 250 Nm disponível a apenas 1.500 rpm, de acordo com os números da fabricante. Os valores de desempenho do motor são idênticos tanto com etanol puro como com gasolina.
O trabalho de recalibração do propulsor foi realizado por engenheiros e técnicos brasileiros e alemães e envolveu simulações digitais e testes de bancada para as mais variadas condições de combinação de etanol e gasolina, em diversas situações.
Uma curiosidade do motor é que, devido à injeção direta de combustível, motor 1.4 Turbo FSI não exigiu a adoção de nenhum sistema auxiliar para partida a frio com etanol, nem mesmo para pré-aquecimento do combustível. A alta pressão de entrada do etanol na câmara de combustão e a possibilidade de dosar eletronicamente a mistura ar-combustível proporciona uma partida sem dificuldades mesmo nos dias mais frios, garante a Audi.
O A3 Sedan 1,4 litro foi classificado pelo Inmetro na categoria A. O consumo no ciclo urbano, segundo a norma 7024 – que leva em conta fatores como o peso do veículo e o coeficiente aerodinâmico –, é de 11,7 km/l com gasolina e 7,8 km/l com etanol e, na estrada, atinge 14,3 km/l e 9,9 km/l, respectivamente.
O câmbio é a caixa automática Tiptronic de seis velocidades, que oferece a possibilidade de trocas de marchas de forma manual por meio da alavanca seletora ou pelas aletas (shift paddles) posicionadas atrás do volante no caso da versão Ambiente.
A suspensão dianteira é tipo McPherson, com braços inferiores em V. O subchassi em peça única e os mancais de pivô conjugados aos motores mais potentes são feitos de alumínio. Esses componentes são, em conjunto, seis quilos mais leves que similares de aço, explica a Audi. A bitola dianteira é de 1.555 milímetros.
A direção possui sistema de assistência eletromecânico. Segundo a Audi, como o motor é montado diretamente na cremalheira, não consome energia quando o carro anda em linha reta. A força de assistência varia de acordo com a velocidade do veículo. Sua redução de 15,3:1 é esportivamente direta e o diâmetro de giro do carro é de apenas 10,9 metros, afirma a fabricante.
O Audi A3 Sedan fabricado no Brasil traz de série sete airbags, sistema ESP (controle eletrônico de estabilidade), ar-condicionado, faróis bi-xenônio com ajuste automático de altura e lavadores, lanternas de LEDs, sensor de estacionamento traseiro, sistema start-stop para desligamento e partida do motor, freio de estacionamento com acionamento eletromecânico e rodas de alumínio com 16 polegadas de diâmetro.
Confira os preços divulgados para cada versão:
A3 Sedan 1.4 TFSI Flex versão Attractive: R$ 99.990
A3 Sedan 1.4 TFSI Flex versão Ambiente: R$ 109.990
Ficha técnica
Audi A3 Sedan 1.4 TFSI
Motor: 1.4 Turbo FSI Flex
Tipo: 4 cilindros em linha, transversal
Cilindrada: 1.395 cm³
Potência máxima: 150 cv* entre 4.500 e 5.500 rpm
Torque máximo: 250 Nm* entre 1.500 e 5.500 rpm
*Tanto com gasolina como com etanol
Tração: dianteira
Transmissão: Tiptronic, 6 velocidades
Peso: 1.240 kg
Comprimento: 4.456 mm
Largura: 1.796 mm
Altura: 1.416 mm
Distância entre eixos: 2.637 mm
Porta-malas: 425 l
Tanque de combustível: 50 l
Desempenho
Aceleração: 0-100 km/h: 8,8 s
Velocidade máxima: 215 km/h
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