Mecânicos, gestores de oficina e estudantes de automobilística lotaram as palestras do projeto da Revista O Mecânico mostrando a importância da divulgação de informações técnicas de qualidade ao setor
Texto e fotos: Fernando Naccari
Quem esteve na Autonor 2015 pode certificar-se da maciça presença dos profissionais nas palestras do Projeto Atualizar O Mecânico. Do primeiro ao último dia, as salas lotadas dentro do estande da Revista O Mecânico revelaram o interesse do público em buscar informações técnicas de qualidade, agregando conhecimento que seria utilizado na rotina de trabalho diário. Sete empresas participaram do Projeto ministrando as palestras: Elring, Hengst, Meritor, Osram, Perfect, Snap-on e Tecfil.
As duas salas do Atualizar tinham capacidade para comportar 27 participantes cada e, ao todo, foram realizadas 32 palestras, iniciadas a cada 30 minutos e divididas pelos quatro dias da feira. Ao final, todos os participantes ganharam um certificado de participação.
Veja a seguir a opinião dos mecânicos que estiveram presentes às palestras:
ELRING
Bruno Cesar Pimentel Paiva, 35 anos, sócio da Harumotos de Cabo de Santo Agostinho/PE, viu na palestra oferecida pela Elring uma grande oportunidade: “Achei a feira (Autonor) muito boa. Entrei em uma sociedade em uma loja de peças e serviços de motos e vi no Atualizar uma oportunidade de aprender mais. Achei a palestra bem rica. Tenho um conhecimento simplificado sobre mecânica, mas na palestra da Elring eu aprendi bastante coisa sobre juntas, cabeçote e motorizações. Achei bem bacana e vejo que é uma coisa que vai me ajudar bastante com minha nova rotina”, disse Bruno.
HENGST
Marciel Belo do Nascimento, 24 anos, mecânico da Dakar Diesel, oficina situada na cidade de Goianinha/RN, comentou que a palestra da Hengst lhe ajudará na rotina de trabalho. “A palestra foi ‘show de bola’. O conteúdo e a linha de produtos deles têm a ver com o meu trabalho e com certeza usarei o que aprendi lá na oficina”.

MERITOR
Luiz Gonzaga Filho, 26 anos, trabalha como polidor automotivo na Autobox de Olinda/PE, mas, como vem se aprimorando no setor automotivo, decidiu aproveitar a oportunidade para adquirir mais conhecimento. “Esta é minha segunda vez na Autonor e estou gostando. Também achei a palestra da Meritor muito boa! Estou estudando para ingressar na área mecânica, fazendo alguns cursos e a palestra veio a complementar o que estou aprendendo nas aulas, me tirou várias dúvidas”.

OSRAM
Anderson Rodrigues do Nascimento, 20 anos, Administrador da Caxangá Rodoviário de Olinda/PE nos contou como foi participar da palestra da Osram. “Achei que foi bom (participar). Eles (palestrantes) foram bem legais, disseram coisas que eu não sabia, gostei. Poderei repassar o que aprendi ao pessoal da empresa. É minha primeira Autonor, tem muita coisa bacana, me surpreendi. Não esperava que encontraria tanta variedade aqui nesta feira”.

PERFECT
Assistiu a palestra sobre “Sistemas de Suspensão” da Perfect o mecânico Benedito Braz de Lucena, 61 anos, morador de Recife/PE e gerente da Lucena Auto Service. “Já participei de outras edições da Autonor, mas esta é a primeira vez que consegui participar de palestras, então para mim esta edição está bem melhor. Gostei da palestra, pois tirei algumas dúvidas sobre suspensão e aperto de parafusos do conjunto. Vou poder agora ajudar meus companheiros de trabalho ensinando o que aprendi aqui. Tudo o que a gente aprender e puder participar influi no dia-a-dia do nosso trabalho”, concluiu.

SNAP-ON
Bruno Coutinho Sousa, 27 anos, assistente de frota na Rodoviário Teixeira de Recife/PE, comentou que veio para a Autonor especialmente para assistir às palestras e levar mais conhecimento para seu ambiente de trabalho. “Já participei de outras (edições da) Autonor, mas esta, para mim, está sendo a melhor edição. Tenho aproveitado todo o tempo que tenho aqui para aprender e fazer contatos, não poderia ter tido melhor oportunidade que essa. Para mim, o conhecimento técnico é fundamental, tanto para mecânicos quanto para quem trabalhe em áreas agregadas. Acredito que todos têm que entender o que o mecânico está passando. Dessa forma, teremos a noção da complexidade que envolve os serviços mecânicos em cada sistema do veículo, ganhando assim uma visão mais abrangente do todo”, disse Bruno.

TECFIL
O professor Técnico/Universitário e Engenheiro Mecânico Francisco Alves de Lima, levou a turma toda do Curso Técnico em Manutenção Automotiva da IFPE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco) para conhecer a feira e participarem do Atualizar como atividade complementar. “Minha primeira intenção foi tirá-los um pouco da sala de aula, trazê-los um pouco mais próximos para o que há de mais moderno em manutenção, já que estamos com um grande polo automotivo sendo produzido em nosso estado (PE). Paralelo a isso, também aperfeiçoar os conhecimentos técnicos de cada um, aproveitando ao máximo os treinamentos do Atualizar. O técnico da Tecfil é “fera”. Gostei muito, pois é uma pessoa que vem direto da fábrica e que está imersa no sistema produtivo, isso faz com que haja maior confiabilidade na informação que é passada para nós”, acrescentou.


O reparador fica grato por todas essas fontes de instruções! obrigado!!
quando vai ter uaa nova palestra
Eu gostaria mto de poder participa Numa desta palestra pra eu ter mas conhecimento a cerca dos motor a gasoline e diesel
tem alguma programacao de palestras em 2016 no estado de minas gerais?
Gostaria de participar das palestras, como faço?
Mais uma vez prabéns aõ pessoal Atualizar O Mecânico,pelas Palestras,sempre ajudando nossos amigos mecânicos.
informaçoões como se inscrever nas palestras.
As palestras tem conteudos muito bom.obrigado.