Análises no Ceagesp indicam que caminhões estão poluindo menos

626-CAMINHAO-CEAGESP

O Programa Caminhão 100%, o PMMVD (Programa para Melhoria da Manutenção de Veículos Diesel da Cetesb) e a Operação Inverno 2016 promoveram ação na Ceagesp para avaliar emissões de gases dos caminhões. Segundo os números divulgados, dos 76 veículos inspecionados, apenas 13 (17,1%) foram reprovados na avaliação de emissões de poluentes.

“O número foi bem melhor que no ano passado, quando 42% dos caminhões não foram aprovados de 64 avaliados. Isto mostra que o programa vem surtindo resultados”, afirmou Antônio Gaspar de Oliveira, responsável pelas avaliações gratuitas do programa e diretor do Sindirepa/SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos de Acessórios do Estado de São Paulo).

A iniciativa, sem caráter punitivo, teve como objetivo conscientizar os motoristas de caminhões sobre a importância de combater o aumento da poluição atmosférica. Na ação da Ceagesp, Gaspar explicou que os caminhões fizeram exames gratuitos de medição de emissão de gás pelo escapamento dos veículos. Quando a emissão de gases estava acima do permitido por lei nos caminhões, os motoristas recebiam orientações para realizarem a manutenção. De acordo com a legislação, a multa ambiental aplicada nestes casos é de R$ 1.413,00. Mas os caminhoneiros podem ter desconto de 70%, caso efetuem a manutenção adequada.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php