Além da certificação da linha de amortecedores para veículos leves, a Nakata também tem o selo do Inmetro em seus amortecedores para a linha pesada. “A certificação busca a conformidade dos amortecedores em função da ocorrência de produtos de baixa qualidade que podem comprometer a segurança dos veículos e garante ao consumidor a qualidade e procedência da peça”, afirma Jair Silva, supervisor de serviços da Nakata.
Segundo Jair, a importância da certificação está no fato de que a peça é um item de segurança. “Qualquer problema no amortecedor por falta de manutenção ou avarias devido à baixa qualidade do produto impactará na dirigibilidade do veículo. Daí a importância da certificação”, comenta Silva.
O selo do Inmetro já é obrigatório para fabricantes e importadores. O varejo deve esgotar os estoques até julho de 2014, quando será obrigatória a venda de amortecedores apenas com a certificação do órgão. Para esclarecer as dúvidas sobre o processo de certificação, o Inmetro distribui gratuitamente ao mercado de reposição uma cartilha explicativa sobre o assunto.
Para os próximos anos, está prevista a certificação do Inmetro para outros componentes relacionados à segurança do veículo, como terminais, barra de direção, junta homocinética, além de cardãs e diferenciais.