Amortecedor de ação simples e de ação dupla: entenda as diferenças

Características de cada um deles influenciam na dinâmica geral do veículo

Troca do amortecedor dianteiro do Toyota Corolla XEI 2020

Componente essencial da suspensão, o amortecedor trabalha dissipando a energia armazenada nas molas na forma de atrito e calor. Para a estabilidade e conforto no veículo, é preciso que ele esteja em boas condições, já que a falta de amortecimento acarreta oscilações não controladas. Porém, existem diferentes tipos de construção do amortecedor, com diferentes aplicações, vantagens e desvantagens. Assim, a Revista O Mecânico traz informações sobre os dois tipos mais usados em carros de passeio e suas aplicações.

Amortecedor de ação simples (ou tubo único): construído com uma única câmara, esse tipo de amortecedor possui um pistão deslizante, além de válvulas para controle do fluxo de fluído hidráulico. O pistão é ligado por uma haste, e, conforme a necessidade de amortecimento, ele empurra o fluído hidráulico, que através da passagem pelas válvulas de extensão ou compressão, efetua a dissipação da energia aplicada, estabilizando a suspensão.

Monroe amortecedores para GM e Honda

As principais vantagens do amortecedor de ação simples são a simplicidade de montagem no veículo, separação entre o gás e o fluído hidráulico e maior eficiência quando usado em altas frequências como em estradas esburacadas. Já os pontos negativos são o seu maior custo, além de normalmente serem mais rígidos do que os amortecedores de dupla ação. Sua aplicação principal é na suspensão traseira de veículos de entradas, devido a suas vantagens.

Amortecedor de ação dupla (ou duplo tubo): a construção desse tipo de amortecedor se baseia em duas câmaras, sendo que ambas contém fluído hidráulico, diferentemente do amortecedor de ação simples que possui separação entre o gás e o fluído pelo pistão deslizante. Nesse tipo de amortecedor não existe esse pistão, visto que as válvulas das duas câmaras separam o fluído e fazem o controle de amortecimento. O gás comumente utilizado é o nitrogênio sob alta pressão, para evitar a cavitação, fenômeno que diminui a vida útil do componente.

Amortecedor Marelli Cofap

Comparado com o amortecedor de ação simples, as principais vantagens da construção com duplo tubo são o menor custo e complexidade de construção, um conforto maior, geralmente, além de ser mais compacto. Porém, o amortecedor de ação dupla não é muito adequado para uso em altas frequências de trabalho, além de ter um desgaste mais rápido do que a construção em tubo único. A possibilidade da presença de bolhas também é um fator negativo inerente desse tipo de concepção. Devido a essas características, esse tipo de amortecedor é usado principalmente na suspensão dianteira de veículos leves de entrada.

No mercado de reposição, existem diversos amortecedores disponíveis, mas a recomendação geral é instalar o componente original ou que atenda os parâmetros do veículo, de fabricantes como Cofap, Monroe, Nakata, Bilstein e KYB, visto que um amortecedor diferente do componente original pode alterar o comportamento da suspensão, diminuindo a estabilidade ou o conforto do veículo. Também, na hora da instalação o mecânico deve seguir os procedimentos recomendados, como a equalização do fluído hidráulico e os torques de aperto.

No mercado de reposição, há uma série de opções recentes para atender veículos de diversas marcas, como Cofap, com os novos amortecedores da linha SPA para veículos Chevrolet, Fiat e Toyota, Nakata com a nova linha de amortecedores aplicáveis na linha Nissan, Monroe com amortecedores atualizados para linha Chevrolet e Fiat, Bilstein na linha premium para veículos BMW, Audi e Mercedes e a KYB com amortecedores para linha Toyota, Hyundai, Kia e Fiat. Dessa forma, a reposição pode ser feita nos padrões estabelecidos pelas fabricantes dos veículos.

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