A Abrafiltros informa que o programa Descarte Consciente Abrafiltros, criado em 2012, superou a marca de 15.093.353 filtros usados de óleo lubrificante automotivo reciclados. A ação é voltada a empresas que fabricam ou comercializam filtros de óleo lubrificante automotivo com marca própria, incluindo fabricantes de veículos, acontecendo em São Paulo, Paraná e Espírito Santo com um total de 174 municípios, além de estar em fase de aprovação governamental no Mato Grosso do Sul.
A empresa explica que, no programa, o metal é reprocessado em siderúrgicas, o óleo contaminado segue para rerrefino e os demais componentes para coprocessamento em cimenteiras (geração energética), não havendo destinação de resíduos para aterros sanitários. Em 2019, a previsão é coletar 1.338.900 kg – equivalentes a mais de 3,4 milhões de filtros usados de óleo lubrificante automotivo nos três Estados.
Atualmente, participam 16 empresas: Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; Ford Motor Company; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda./Filtros Wix; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Poli Filtro Indústria e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Rheinmetall Automotive – Motorservice Brazil; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin América Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; e Wega Motors Ltda.