Abrafiltros completa 17 anos de atividades

Abrafiltros completa 17 anos de atividades - Foto: divulgação/Abrafiltros
Abrafiltros completa 17 anos de atividades – Foto: divulgação/Abrafiltros

 

A Abrafiltros (Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reuso) completou no dia 26 junho, 17 anos de atividades em prol do setor de filtração. Durante a trajetória, destaca-se uma conquista recente, quando em 2022 apresentou ao mercado o Panorama Setorial, um estudo que abrange estatísticas e análises sobre o setor de filtros nas três áreas – Industrial, Automotivo e Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reuso.

“O setor de filtros é muito complexo e difícil de ser mensurado, mas conseguimos, juntamente com a equipe da 1ª Edição Setorial, chegar a números interessantes, que devem ser ainda mais trabalhados futuramente, já que o mercado de filtração é crescente, com uma infinidade de aplicações, especialmente no setor industrial”, comenta o presidente executivo da Abrafiltros, João Moura.

Para atender as três áreas do setor de filtração, promoveu de forma online e com o apoio de suas câmaras setoriais, o 1º Seminário Brasileiro de Filtros em 2021 e, para este ano, a data do evento já foi confirmada para o dia 8 de novembro.

Para o segmento de filtros automotivos, visando atender as legislações ambientais, desenvolveu em 2012, o programa Descarte Consciente Abrafiltros, de logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo, que já reciclou mais de 33 milhões de filtros nos estados onde está implantado com regulamentação para o setor, São Paulo, Paraná, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. “O programa, que deverá ser ampliado para outros estados conforme o avanço das leis estaduais, beneficia os 33 participantes associados na medida em que não precisam realizar o processo isoladamente, o que resulta em menor investimento financeiro e de profissionais, por ser tratar de um sistema coletivo focado no interesse de grupo”, explicou Moura.

Atualmente, a Abrafiltros reúne mais de 50 associados e está de portas abertas para receber novas empresas do setor. Ao completar 17 anos de história, a Abrafiltros consolida seu desenvolvimento como entidade setorial, sinalizando pela manutenção permanente de suas atividades, sobretudo na missão de fortalecer o crescente desenvolvimento do mercado de filtros, que é tão fundamental à sociedade.

No mês de aniversário, entre as ações comemorativas, a Abrafiltros oferece nos dias 27 e 28 de junho, o curso de capacitação: “A importância do monitoramento de material particulado para minimizar as emissões e a otimização de filtros manga”, com a especialista Roberta Travaglini Gonçalves e inscrições pelo link.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php