Para o desgaste do propulsor (sem considerar o consumo) é melhor funcionar com rotação elevada e pouco tempo de uso ou o contrário? Por exemplo, em uma viagem de 300 km é melhor fazê-la em 5 horas com uma velocidade e faixa de rotação mediana ou em 3 horas com velocidade e rotação mais elevada?
Antonio Nogueira
Via Facebook O Mecânico
A melhor condição de operação, e por sinal a mais econômica, é na rotação de torque máximo do motor. Essa informação consta do manual do proprietário. Nos percursos planos, isso pode ser facilmente obtido com a marcha mais longa. Nas subidas é preciso tomar cuidado. Às vezes é preferível, após atingir a velocidade desejada com a potência do motor, utilizar uma marcha inferior e manter a rotação de torque máximo. Manter a rotação baixa às custas de acelerador muito aberto é prejudicial. A exceção reside na condição de ultrapassagens de emergência e outras situações especiais, onde é requerida a potência máxima do motor.
A cada edição da Revista O Mecânico, respondemos dúvidas dos leitores sobre manutenção automotiva e cuidados com o veículo na seção Abílio Responde. Mande sua mensagem para: [email protected]