240 mil km não é a vida útil programada dos motores 3-cilindros? (comentário no vídeo “CLIENTE “ESQUECEU” O CARRO NA MINHA OFICINA, E AGORA? | O Mecânico Responde” no canal O Mecâniconline no YouTube).
DoctorFroyd
Via YouTube O Mecânico
“Programada” não seria o termo mais preciso, porque as montadoras esperam que esses motores atinjam pelo menos essa quilometragem e a ultrapassem. Contudo, pela quantidade de fatores envolvidos em nosso mercado local, recomendamos que os mecânicos considerem pelo menos o período de uso severo (período de manutenção cortado pela metade) para a troca dessas correias nos casos específicos em que as montadoras falam em 240 mil km rodados. Exceção feita ao Puretech da Peugeot/Citroën: neste caso, a própria marca alinhou o período de manutenção da correia em óleo à correia convencional usada nos motores 1.6 (EC5).
A cada edição da Revista O Mecânico, respondemos dúvidas dos leitores sobre manutenção automotiva e cuidados com o veículo na seção Abílio Responde. Mande sua mensagem para: [email protected]
Pequei um Ford Ka com 130000,a correia desfiou e os fios obstruiram o filtro de óleo causando o tratamento do virabrequim.