Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Abílio Responde: Por que não pode retificar motores turbo?

abilio responde retificar motor turbo

Uma dúvida em relação a esses motores turbo, de qualquer fabricante. Na PSA, por exemplo, os motores THP não podem sofrer “plaina” tanto de bloco quanto de cabeçote, pois, vai alterar a taxa de compressão, e gerar falhas. Porém, não seria possível fazer o mesmo que se faz com veículos Diesel, que, no caso, é mandar fazer a junta na nova medida? Falo isso porque cresci com meu pai trabalhando com caminhão, e quando o pessoal das oficinas fazia um cabeçote de caminhão porque ferveu, eles pediam para fazer uma junta nova com a nova medida, adicionando o que foi removido de material na retifica.

ghutimes
Via YouTube O Mecâniconline

 

Os cabeçotes, nesses casos, não têm sobrematerial suficiente para a execução de uma usinagem. Caso isso ocorra, podem ficar estruturalmente comprometidos e uma junta “sobremedida” não resolveria o problema

 


A cada edição da Revista O Mecânico, respondemos dúvidas dos leitores sobre manutenção automotiva e cuidados com o veículo na seção Abílio Responde. Mande sua mensagem para: [email protected]

3 comentários em “Abílio Responde: Por que não pode retificar motores turbo?

  1. Coerente, pois plasticomóvel é descartável, bem como seus motores, absolutamente descartáveis também. Ou seja, carro apenas para o primeiro dono; fortes candidatos a perderem valor muito mais acentuadamente do que veículos mais robustos e duráveis,futuramente tornando-se micos no mercado nacional.
    Posso estar enganado ? Sim.
    Enquanto consumidor, eu fujo destas experiências de montadoras.
    Como reparador, apenas lamento a perda de oportunidades de ganhos,pois esse cliente não volta a comprar carro daquela marca,sente-se enganado quando falo que o que ele tem em mãos é descartável tal qual um celular.

  2. Basicamente os motores que são fabricados hoje em dia são para gerar lucros para grandes empresas que já fazem no intuito de um motor se desgastar e ter que adquirir um novo motor Esse é meu ponto de vista do jeito que anda as coisas no nosso país a tendência que isso aumente cada vez mais gerando cada vez mais looks para essas grandes empresas enquanto nós brasileiros vivemos sofrendo enchendo essa máquina pública que os nossos governantes

  3. Boa tarde, acredito que seja um equivoco da parte da retifica que lhe passou essa informação. As diferenças nas alturas de juntas de cabeçote, se referem a altura do pistão em relação a base do bloco do motor. Com relação aos motores turbos atuais, estes já trabalham com a taxa de compressão no limite, assim impossibilitando a usinagem da base do cabeçote, o que se feito ocasionariam uma sobretaxa na câmara de combustão, gerando superaquecimento do motor.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php