Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Abílio Responde: Câmbio do Corsa 1.0 pode ser usado no Corsa 1.6?

O câmbio do Corsa 1.0 pode ser usado no Corsa 1.6? Dá alguma diferença?

Mark Eldpower
Via YouTube O Mecâniconline

 

A possibilidade da montagem existe. Isso não se pode negar. Mas as diferenças de relação de transmissão e dimensionamento das engrenagens podem provocar alguns sintomas no comportamento do veículo, como arrancadas mais rápidas e velocidade máxima menor; e quebra de engrenagens ou sincronizadores por sobretorque.

 


A cada edição da Revista O Mecânico, respondemos dúvidas dos leitores sobre manutenção automotiva e cuidados com o veículo na seção Abílio Responde. Mande sua mensagem para: [email protected]

6 comentários em “Abílio Responde: Câmbio do Corsa 1.0 pode ser usado no Corsa 1.6?

  1. Eu tenho um palio 1.5, meu cambio quebrou, e não consigo achar um câmbio 1.5 revisado que esteja bom, se eu colocar um cambio de um palio 1.0 nele pode ocorrer que quebre novamente?

  2. Willian, a sua pergunta é a mesma q eu faço… Tbm tenho um sedan gls 1.6 mas n acredito q o meu carro tem o cambio original dele.
    Grita muito, e consome pra caramba… Ja pesquisei na internet e td, mas ainda
    N encontrei a resposta. Como saber se o câmbio é mesmo 1.0 Ou 1.6 ?

  3. Tenho um Corsa Wagon 1998 com motor 1.6 de 8 válvulas. Recentemente o câmbio do carro quebrou e, ao invés de fazer o câmbio troquei por outro. O outro carro, que também era um Corsa Wagon, com motor 1.6 de 16 válvulas. Vi quando o câmbio foi retirado e colocado no meu. O que vem ocorrendo é que o meu carro, que chegava com muita tranquilidade aos 150 150 km/horários, passou a chegar nesse velocidade com o motor esgoelado. Acho que o câmbio que foi colocado é do motor 1.0, mais como saber se o câmbio é do 1.0 ou do 1.6? Agradeceria receber uma orientação de como identificar essa situação.

  4. A principal grandeza para dimensionamento de uma transmissão é o valor do torque de entrada, no caso o torque do motor que irá acionar o câmbio, logo, sabe-se que o torque de um motor cujo deslocamento volumétrico seja de 1.6L é maior se comparado a um motor 1.0L, porém, o coeficiente de segurança utilizado nos cálculos de eixos e engrenagens é razoavelmente grande e pode até, no caso de um motor 1.0L, cobrir a oferta de torque de um motor 1.6L sem maiores problemas.
    A questão seria mesmo as relações de marcha, acredito que seriam um pouco diferentes

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php