As relações sociais do ser humano estão em constante transformação, assim como qualquer outro paradigma que o envolve. Nos dias atuais, com a revolução das telecomunicações iniciada no século XX, são inúmeras as formas de se conectar com o outro, trocar experiências, conhecer coisas e lugares que antes eram inacessíveis – mesmo que por meio de imagens. São estes alguns dos benefícios do mundo globalizado e informatizado.
Nunca antes se teve tantas ferramentas a disposição para que o conhecimento fosse disseminado em todas as áreas. Qualquer acontecimento público que tenha relevância (ou não), seja em qualquer parte do planeta, se alastra instantaneamente pela conhecida rede mundial: a internet.
O reparador ciente deste poder abusa das possibilidades disponíveis neste admirável mundo novo. Alfredo José de Araujo Filho, responsável técnico da Carburama Peças e Serviços, acredita nas novas ferramentas. Utiliza a web para se atualizar, assistindo os vídeos técnicos de O Mecâniconline no site. “O conteúdo é ótimo, bastante elucidativo e com o tempo ideal de duração”, afirma.
Localizada em Campina Grande/PB, a empresa foi fundada em 1977, voltada exclusivamente para atender o mercado de mecânica leve. “Trabalhamos com aproximadamente mil itens, sempre servidos por uma ampla rede de fornecedores locais e de outros estados”, explica. Desde 2009 é integrante da Rede Oficial de Distribuidores (ROD) da Revista O Mecânico. Recebe cerca de quatro lotes por mês.
A Carburama ainda não faz parte de nenhuma rede de auto peças, mas Araújo acredita que essa será a tendência do setor. “Fazemos parte do Núcleo de Reparadores Automotivos de Campina Grande (NRA-CG), instituição que nos oferece assistência gerencial e atividades como visitas às feiras, eventos e formação profissional.”
Atendendo toda a região de Campina Grande e cidades vizinhas, a empresa distribui a Revista enviando pessoalmente nas oficinas, em palestras, eventos e escolas profissionalizantes. Para Araújo, o conteúdo é muito importante para os clientes da loja. “A prova está na procura pela Revista.”
De acordo com ele, há muito mecânicos que chegam até a Carburama com muitas dúvidas. Para contribuir com o setor, oferece cursos. “Oportunamente realizamos treinamentos sobre injeção eletrônica, motores automotivos, princípios e evolução. Para isto, contamos com o apoio do NRA-CG.”
Para Araújo, o mecânico de hoje tem outra postura, e faz parte de um novo conceito na área. “Troca conhecimentos, tanto de forma pessoal quanto via internet. Também procura participar de capacitação profissional, seja presencial ou à distância, formando assim um perfil que se encaixa no mundo atual, globalizado e concorrido.”
Carburama Peças e Serviços
Campina Grande/PB
Av. Getúlio Vargas, 1256
Prata – CEP 58400-585
Fone: (83) 3341-0720