A Taranto afirma que substituir os parafusos velhos por novos faz a diferença na reparação completa de um cabeçote de motor. A fabricante de autopeças explica que são os parafusos que irão garantir a união perfeita entre o cabeçote, a junta de cabeçote e o bloco de motor. Parafusos velhos podem perder o torque de aperto e causar vazamento de óleo pela junta de cabeçote.
Segundo o técnico da Taranto, Rafael Oliveira, a correta substituição das juntas só é perfeita e segura com parafusos novos: “O aperto dos parafusos, realizado na montagem inicial, é feito acima do limite e isso causa um estiramento. Isso impede a sua reutilização, pois ele já perdeu suas características iniciais. A reutilização trás junto o perigo de rompimento e isso é um problema sério. A reparação bem executada, com vedação de qualidade, precisa de parafusos novos”, ressalta.
O problema é achar alguma auto-peça que os venda. Mesmo em retífica, é muito difícil. Acabei de fazer um Endura 1.0 e NINGUÉM da região de Jundiaí tinha os parafusos, tanto das bielas quanto do cabeçote.