Procedimento atua na remoção de riscos e manchas da carroceria, além de restaurar o brilho original em uma Ferrari F12 Berlinetta ano 2013
Texto: Flávio Faria
Fotos: Isabelly Otaviano
Carros superesportivos, especialmente os Ferraris, são máquinas dos sonhos de qualquer um e chamam atenção pela sua beleza e visual agressivo. O modelo F12 Berlinetta é um dos top de linha da marca, com motor dianteiro de 12 cilindros em “V”, que gera 740 cv de potência. Os 100 km/h chegam em apenas 3.1 segundos e a máxima, segundo a montadora, pode superar os 340 km/h.
Para alcançar esses números, o design não pode ser apenas belo, mas trazer também funcionalidade para dar o máximo de pressão aerodinâmica ao veículo e refrigeração para o motor, o que resulta em carrocerias com muitas curvas, entradas de ar e vincos. Este grande número de detalhes deixa o visual mais chamativo (especialmente na vermelha tradicional da montadora italiana), mas também ajuda a evidenciar até pequenos defeitos e manchas. Por isso, realizar um polimento pelo menos uma vez ao ano (este tempo pode variar, conforme o uso do carro) pode ajudar a manter o brilho original e a pintura livre de riscos.
Vale destacar que cada imperfeição na pintura requer um tipo diferente de produto para polimento, o que torna necessário analisar com antecedência qual é o resultado pretendido para escolher o composto adequado. Em alguns casos, é preciso utilizar mais de um produto, em diferentes partes da carroceria. É importante tomar o cuidado de utilizar um avental para realizar o procedimento, evitando que a máquina atinja as roupas. Fone para proteção dos ouvidos contra o barulho da politriz também é indispensável!
Lavagem
O procedimento foi feito passo a passo pelo técnico em estética automotiva Ney Rodrigues, do Grupo Via Itallia, concessionária representante oficial da Ferrari no Brasil, além de outras marcas de luxo.
Antes de iniciar o polimento, é importante primeiro limpar a carroceria com cuidado. Atente-se para os cantos, vincos e borrachas, retirando todas as impurezas para que, durante o procedimento, a máquina não pegue alguma sujeira e risque acidentalmente a pintura.
Dica: Para manter o brilho da carroceria depois de polido, escolha higienizar com produtos que não necessitem de água, como panos de microfibra. A utilização de muita água e xampus especiais para lavagem podem deixar a pintura apagada.
Isolamento
Após a higienização completa, é preciso isolar as borrachas e partes pretas do carro, para que não tenha perigo de serem danificadas pela politriz. Apesar de os produtos utilizados no polimento serem à base de água, o isolamento é importante, pois algumas partes são mais porosas e podem reter o produto utilizado no polimento, o que dará trabalho para tirar depois. Além disso, a máquina de polir funciona em uma velocidade de até 2.500 mil rpm, o que pode danificar alguns componentes. Atenção aos parachoques também, pois modelos superesportivos, como este Ferrari, contam com películas de proteção nas peças, tornando necessário o isolamento desta parte.
Atenção: utilize preferencialmente uma fita que não deixe resíduos de cola nos vidros e borrachas. Existem no mercado modelos próprios para este fim. Neste caso, foi utilizada uma da marca 3M, produzida à base de água.
1) Isole com fita todas as borrachas e utilize papel craft para cobrir o grande espaço do parabrisa, que tem os limpadores e muitas partes plásticas. Com o capô aberto, passe fita crepe pelas bordas do cofre do motor e dos faróis.
2) Feche o capô e passe fita nos contornos do farol, do cofre do motor e na entrada de ar do capô.
3) Também isole os emblemas na lateral com fita nas extremidades.
4) Siga com o isolamento pelas bordas dos vidros e outras partes do carro.
Atenção: neste caso, a título de exemplo, foi feito apenas o isolamento da dianteira e das laterais, mas para o polimento completo é necessário que todas as partes plásticas e borrachas do carro sejam protegidas.
Polimento
Para tirar riscos e dar brilho, neste caso será utilizado o Finesse-it, produto da 3M recomendado para remoção de riscos na camada superficial da pintura. A politriz deve ser ajustada para uma rotação máxima entre 1.800 rpm e 2.000 rpm. A velocidade irá variar de acordo com a peça a ser polida, por isso, é importante contar com uma máquina de qualidade, que dê a possibilidade de ajuste da velocidade. Como o produto é à base de água, a rotação baixa ajuda a não ter desperdício. O procedimento utilizará uma boina carneiro, que tem superfície macia e não agride a pintura.
5) Passe uma flanela sobre carroceria e inicie o polimento pelo capô, seguindo para as outras partes. Comece com a rotação mais baixa e aumente conforme a necessidade. Nunca coloque força na politriz sobre a carroceria; só conduza gentilmente a máquina (5a).
Dica: não faça um pedaço que exija que o braço fique muito esticado, para ter uma visão completa da área que a máquina está passando. Além disso, com movimentos mais curtos ficará mais fácil de manusear a politriz.
6) Carros de alta performance costumam ter muitas entradas e saídas de ar e a politriz nem sempre consegue alcançar todos os cantos. Neste ponto, é preciso ir manualmente com um pano e tomando cuidado para não danificar a peça. Antes de lustrar a carroceria, passe um pano de microfibra pela carroceria para retirar resíduos de produto.
Lustração
7) Após a aplicação do Finesse-it, será realizada a lustração da carroceria, para realçar o brilho. Para isso, será utilizado um produto lustrador e boina de espuma na politriz, que, para este passo, deverá ser ajustada com velocidade maior do que no polimento, entre 2.000 e 2.500 rpm.
Junto ao lustrador, aplique água na boina, pois, a espuma acaba aquecendo a pintura e a água ajuda baixar a temperatura. Nesta parte também é importante lustrar manualmente os locais que a politriz não alcança. Não esqueça de passar novamente um pano de microfibra para a limpeza da superfície antes do próximo passo.
Aplicação de cera
A cera é importante para proteger a carroceria depois de polida e lustrada. A quantidade de camadas do produto será determinada em cada caso. Via de regra, carros que ficam mais ao ar livre e de uso diário precisam de uma camada um pouco mais grossa, o que dará proteção de seis meses a um ano. No caso deste Ferrari, por ser um modelo de showroom, foi aplicada uma camada mais fina.
8) Antes de encerar, retire as fitas de isolamento das partes plásticas.
9) Aplique a cera sobre a carroceria com um pano de algodão. Faça sempre movimentos em linha durante a aplicação e limpeza. Movimentos circulares podem embaçar o brilho da pintura. Finalize o trabalho utilizando um pano de microfibra para tirar qualquer tipo de resíduo.
Valeu parceiro.
Muito bacana.