Embelezamento: Polimento premium

Polimento-Premium-Ferrari-F12-AB-Ed-261

 

Procedimento atua na remoção de riscos e manchas da carroceria, além de restaurar o brilho original em uma Ferrari F12 Berlinetta ano 2013

Texto: Flávio Faria
Fotos: Isabelly Otaviano

 

Carros superesportivos, especialmente os Ferraris, são máquinas dos sonhos de qualquer um e chamam atenção pela sua beleza e visual agressivo. O modelo F12 Berlinetta é um dos top de linha da marca, com motor dianteiro de 12 cilindros em “V”, que gera 740 cv de potência. Os 100 km/h chegam em apenas 3.1 segundos e a máxima, segundo a montadora, pode superar os 340 km/h.

 

Para alcançar esses números, o design não pode ser apenas belo, mas trazer também funcionalidade para dar o máximo de pressão aerodinâmica ao veículo e refrigeração para o motor, o que resulta em carrocerias com muitas curvas, entradas de ar e vincos. Este grande número de detalhes deixa o visual mais chamativo (especialmente na vermelha tradicional da montadora italiana), mas também ajuda a evidenciar até pequenos defeitos e manchas. Por isso, realizar um polimento pelo menos uma vez ao ano (este tempo pode variar, conforme o uso do carro) pode ajudar a manter o brilho original e a pintura livre de riscos.

 

Vale destacar que cada imperfeição na pintura requer um tipo diferente de produto para polimento, o que torna necessário analisar com antecedência qual é o resultado pretendido para escolher o composto adequado. Em alguns casos, é preciso utilizar mais de um produto, em diferentes partes da carroceria. É importante tomar o cuidado de utilizar um avental para realizar o procedimento, evitando que a máquina atinja as roupas. Fone para proteção dos ouvidos contra o barulho da politriz também é indispensável!

 

Lavagem

 

O procedimento foi feito passo a passo pelo técnico em estética automotiva Ney Rodrigues, do Grupo Via Itallia, concessionária representante oficial da Ferrari no Brasil, além de outras marcas de luxo.
Antes de iniciar o polimento, é importante primeiro limpar a carroceria com cuidado. Atente-se para os cantos, vincos e borrachas, retirando todas as impurezas para que, durante o procedimento, a máquina não pegue alguma sujeira e risque acidentalmente a pintura.

 

Dica: Para manter o brilho da carroceria depois de polido, escolha higienizar com produtos que não necessitem de água, como panos de microfibra. A utilização de muita água e xampus especiais para lavagem podem deixar a pintura apagada.
Isolamento

 

Após a higienização completa, é preciso isolar as borrachas e partes pretas do carro, para que não tenha perigo de serem danificadas pela politriz. Apesar de os produtos utilizados no polimento serem à base de água, o isolamento é importante, pois algumas partes são mais porosas e podem reter o produto utilizado no polimento, o que dará trabalho para tirar depois. Além disso, a máquina de polir funciona em uma velocidade de até 2.500 mil rpm, o que pode danificar alguns componentes. Atenção aos parachoques também, pois modelos superesportivos, como este Ferrari, contam com películas de proteção nas peças, tornando necessário o isolamento desta parte.

 

Atenção: utilize preferencialmente uma fita que não deixe resíduos de cola nos vidros e borrachas. Existem no mercado modelos próprios para este fim. Neste caso, foi utilizada uma da marca 3M, produzida à base de água.

 

1) Isole com fita todas as borrachas e utilize papel craft para cobrir o grande espaço do parabrisa, que tem os limpadores e muitas partes plásticas. Com o capô aberto, passe fita crepe pelas bordas do cofre do motor e dos faróis.

 

 

Polimento Premium Ferrari F12_1
1

 

2) Feche o capô e passe fita nos contornos do farol, do cofre do motor e na entrada de ar do capô.

 

Polimento Premium Ferrari F12_2
2

3) Também isole os emblemas na lateral com fita nas extremidades.

 

Polimento Premium Ferrari F12_3
3

 

4) Siga com o isolamento pelas bordas dos vidros e outras partes do carro.

 

Polimento Premium Ferrari F12_4
4

Atenção: neste caso, a título de exemplo, foi feito apenas o isolamento da dianteira e das laterais, mas para o polimento completo é necessário que todas as partes plásticas e borrachas do carro sejam protegidas.

 

Polimento

 

Para tirar riscos e dar brilho, neste caso será utilizado o Finesse-it, produto da 3M recomendado para remoção de riscos na camada superficial da pintura. A politriz deve ser ajustada para uma rotação máxima entre 1.800 rpm e 2.000 rpm. A velocidade irá variar de acordo com a peça a ser polida, por isso, é importante contar com uma máquina de qualidade, que dê a possibilidade de ajuste da velocidade. Como o produto é à base de água, a rotação baixa ajuda a não ter desperdício. O procedimento utilizará uma boina carneiro, que tem superfície macia e não agride a pintura.

 

5) Passe uma flanela sobre carroceria e inicie o polimento pelo capô, seguindo para as outras partes. Comece com a rotação mais baixa e aumente conforme a necessidade. Nunca coloque força na politriz sobre a carroceria; só conduza gentilmente a máquina (5a).

 

Polimento Premium Ferrari F12_5
5

 

Polimento Premium Ferrari F12_5a
5a

Dica: não faça um pedaço que exija que o braço fique muito esticado, para ter uma visão completa da área que a máquina está passando. Além disso, com movimentos mais curtos ficará mais fácil de manusear a politriz.

 

6) Carros de alta performance costumam ter muitas entradas e saídas de ar e a politriz nem sempre consegue alcançar todos os cantos. Neste ponto, é preciso ir manualmente com um pano e tomando cuidado para não danificar a peça. Antes de lustrar a carroceria, passe um pano de microfibra pela carroceria para retirar resíduos de produto.

 

Polimento Premium Ferrari F12_6
6

 

Lustração

 

7) Após a aplicação do Finesse-it, será realizada a lustração da carroceria, para realçar o brilho. Para isso, será utilizado um produto lustrador e boina de espuma na politriz, que, para este passo, deverá ser ajustada com velocidade maior do que no polimento, entre 2.000 e 2.500 rpm.
Junto ao lustrador, aplique água na boina, pois, a espuma acaba aquecendo a pintura e a água ajuda baixar a temperatura. Nesta parte também é importante lustrar manualmente os locais que a politriz não alcança. Não esqueça de passar novamente um pano de microfibra para a limpeza da superfície antes do próximo passo.

 

Polimento Premium Ferrari F12_7
7

 

Aplicação de cera

 

A cera é importante para proteger a carroceria depois de polida e lustrada. A quantidade de camadas do produto será determinada em cada caso. Via de regra, carros que ficam mais ao ar livre e de uso diário precisam de uma camada um pouco mais grossa, o que dará proteção de seis meses a um ano. No caso deste Ferrari, por ser um modelo de showroom, foi aplicada uma camada mais fina.

 

8) Antes de encerar, retire as fitas de isolamento das partes plásticas.

 

Polimento Premium Ferrari F12_8
8

 

9) Aplique a cera sobre a carroceria com um pano de algodão. Faça sempre movimentos em linha durante a aplicação e limpeza. Movimentos circulares podem embaçar o brilho da pintura. Finalize o trabalho utilizando um pano de microfibra para tirar qualquer tipo de resíduo.

 

Polimento Premium Ferrari F12_9
9

 

Mais informações – Grupo Via Itallia: (11) 3061-1516

2 comentários em “Embelezamento: Polimento premium

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php