Veja os principais sinais de problemas no diferencial

Falhas no componente podem ser confundidas com outras do sistema de transmissão

 

No veículo, o diferencial é responsável por permitir que as rodas girem em velocidades diferentes nas curvas, aumentando a estabilidade e diminuindo o desgaste dos pneus. Dessa maneira, a revista O Mecânico mostra os principais sinais de problemas nesse importante componente do sistema de transmissão.

Um dos sintomas mais comuns é o ruído anormal vindo da região traseira ou dianteira do veículo, dependendo do tipo de tração. Os sons costumam ser assovios contínuos, estalos metálicos ou rangidos durante aceleração e desaceleração, indicando possível desgaste nos rolamentos ou danos nos dentes das engrenagens, por exemplo. 

Outro sinal possível de falhas no diferencial é a presença de folgas excessivas no conjunto, que costumam gerar trancos ao sair ou ao trocar de marcha. Essa falha normalmente está relacionada ao desgaste de satélites e planetárias, e pode ser testada girando o eixo cardã (veículos com tração traseira) e verificando se há um atraso na resposta das rodas, indicando desgaste nas engrenagens ou necessidade de ajuste de pré-carga dos rolamentos.

 

Dana eixos diferenciais

Vazamentos de óleo também podem indicar problemas no componente, como nos retentores ou juntas. Essa situação afeta o nível de lubrificante no cárter do diferencial, acelerando o desgaste interno das engrenagens. Também, dependendo da situação, caso o diferencial funcione sem a correta lubrificação, pode ser que o atrito excessivo gere um aumento de temperatura e cause a quebra completa do conjunto. 

Por fim, é importante que o mecânico faça um diagnóstico aprofundado de problemas do diferencial, visto que eles podem ser confundidos com falhas em outras partes da transmissão ou até da suspensão. Além disso, é muito importante que a troca do fluido do diferencial seja feito no prazo indicado pela fabricante, para que o componente alcance a vida útil esperada.

 

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


css.php