Dana recomenda inspeção periódica no eixo diferencial

Inspeção veicular garante segurança no trânsito e pode salva vidas 

 

À medida que o veículo envelhece, os componentes atingem o fim de sua vida útil. Por isso, uma inspeção periódica desses componentes, especialmente itens como direção, suspensão, freios e pneus, garante a segurança, melhora a confiabilidade do veículo e salva vidas. De acordo com a Administração Nacional de Segurança Rodoviária, 35% de todas as colisões de veículos motorizados podem ser atribuídas à falha de um componente do veículo. 

Para promover a conscientização do consumidor sobre a manutenção adequada, principalmente de veículos comerciais, muito exigidos no transporte de cargas, a Dana recomenda a verificação periódica dos componentes, especialmente eixo cardã e eixo diferencial, a fim de evitar problemas mais sérios e onerosos nos componentes do sistema de transmissão, além de garantir a segurança e disponibilidade do veículo pelo usuário. 

Utilizados no transporte de mercadorias dentro das cidades, os VUCs – Veículos Urbanos de Cargas, merecem atenção, particularmente no eixo diferencial, a fim de garantir total segurança durante o uso. O Hyundai HD 80, por exemplo, lançado em 2018 pela montadora sul-coreana, sucessor do Hyundai HD 78, de 2011, conta com motor diesel turbo alimentado de duplo estágio e intercooler. A transmissão tem caixa de marchas de 5 velocidades, seguindo o padrão do segmento, mas como se trata de um caminhão de uso urbano, o diferencial traseiro (Dana S-110) conta com nova relação entre pinhão e cremalheira (6,50:1), mais curta para priorizar o desempenho dentro da cidade. 

Todo conjunto mecânico de alta precisão – e o eixo diferencial é um deles – precisa ser inspecionado periodicamente, permitindo que possíveis componentes desgastados ou próximos do fim de sua vida útil sejam substituídos ou reparados. 

As cinco etapas a seguir são uma abordagem efetiva para um bom diagnóstico de falhas: 

– Documentar o problema. 

– Fazer uma investigação preliminar. 

– Preparar as peças para inspeção. 

– Localizar a causa da falha. 

– Corrigir a causa do problema. 

Além da inspeção visual externa e verificação de folgas e integridade dos componentes, pode ser necessário a desmontagem do eixo diferencial para averiguar outros itens, principalmente coroa, pinhão, caixa, satélites, planetárias e semieixos.

Uma vez desmontado, seja por manutenção corretiva ou preventiva, deve-se proceder à inspeção das partes do diferencial com cuidado e atenção para um correto diagnóstico de falhas e solucionar as causas prováveis.

Para realizar um diagnóstico de falhas é preciso observar que a maioria das falhas no conjunto do eixo diferencial é causada por fatores como: 

– Falta de manutenção. 

– Não observância do uso correto do peso total. 

– Nível de óleo baixo. 

– Utilização de lubrificante impróprio. 

– Operação incorreta do condutor do veículo.

Tais situações podem gerar problemas como desgaste prematuro das engrenagens ou rolamentos, quebra de dentes das engrenagens, defeitos causados por desgaste natural ou características externas, como falta de lubrificação, lubrificante contaminado, manuseio incorreto e carga excessiva.

As falhas mais comuns são: 

Para facilitar os serviços de manutenção preventiva ou corretiva no eixo diferencial, a Dana lançou sete Catálogos de Componentes para Eixos Diferenciais, classificados por modelo de eixo com vista explodida do eixo e seus componentes facilitando a consulta e identificação de cada componente.

Para identificar corretamente os componentes do eixo Dana S-110 utilizado no VUC Hyundai HD 80 4X2 Euro V 3.0, fabricados entre os anos de 2018 e 2021, basta clicar na imagem abaixo e acessar o Catálogo de Aplicação do modelo disponível na seção “Biblioteca” do portal Spicer na internet. Lá você encontra uma vista explodida dos componentes, descrição do item e código de aplicação Spicer.

Além do catálogo do eixo Dana modelo S-110, já estão disponíveis mais quatro Catálogos de Aplicação da Linha Pesada: eixo 267/70, eixo 284/284HD/480, eixo 286/80 e eixo S130.

Para a linha agrícola, o Catálogo de Aplicação inclui dados para nove modelos de eixo: eixo 730/573 para tratores Massey Ferguson MF6700; eixo 750/171 para tratores John Deere 6190 MW5 Autotrack e 6170 MW4 Autotrack; eixo 750/159 para tratores John Deere 7500; eixo 750/163 para tratores John Deere MW4; eixo 750/170 para tratores John Deere MW5; eixo 750/147 para tratores John Deere 6145J; eixo 750/171 para tratores John Deere 6145J; eixo 750/165 para tratores John Deere 6145J; e eixo 720/553 para tratores John Deere 6145J

Em todos os catálogos a Dana divulga a nova linha de óleos lubrificantes Spicer Trac-Lok™ para eixos diferenciais, com ou sem blocante, desenvolvidos para atender às especificações e proporcionar proteção de engrenagens, rolamentos e retentores, além de economizar combustível e reduzir as emissões de CO2.

Seja para uma manutenção corretiva ou preventiva, varejistas e mecânicos devem sempre proporcionar bons serviços e promover a satisfação do cliente.

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