Defeitos podem ocasionar desgaste prematuro em outros componentes
Os tuchos hidráulicos têm a função de compensar automaticamente a folga entre a haste da válvula e o comando, sem a necessidade de regulagem periódica como tuchos mecânicos. Porém, quando ocorrem falhas nesse componente, pode ser que a durabilidade do conjunto de válvulas seja prejudicada e, pensando nisso, a revista O Mecânico mostra os principais sinais de problemas nos tuchos hidráulicos.
Um dos sintomas mais comuns de problemas nesse componente é um ruído metálico característico no cabeçote. Esse barulho ocorre devido à perda de pressão interna do tucho ou travamento do êmbolo, o que impede o ajuste da folga. Esse ruído geralmente é mais perceptível em partidas a frio e tende a diminuir conforme a temperatura do motor sobe.
Outro sinal de falha é a perda de desempenho do motor, visto que o tucho é responsável por manter a abertura correta da válvula. Assim, um componente travado pode causar abertura insuficiente ou excessiva, alterando a mistura de ar-combustível no cilindro, reduzido a potência e aumentando o consumo.
Para realizar um diagnóstico preciso, é necessário fazer uma inspeção visual do componente, através de uma desmontagem. Também, uma avaliação do sistema de lubrificação, procurando por obstruções na galeria de lubrificação, desgaste da bomba de óleo ou baixa pressão no circuito pode ajudar a achar a causa de problemas nos tuchos hidráulicos.
Por fim, é essencial utilizar o óleo correto e, também, fazer a troca do lubrificante nos prazos indicados no manual do veículo, para evitar problemas nos tuchos hidráulicos. Além disso, apenas a troca desse componente pode não resolver o problema, caso o defeito se encontre no sistema de lubrificação do motor.




