Falhas na aceleração, consumo excessivo e menor potência podem ocorrer devido à falta dessa regulagem
No cabeçote do motor, as válvulas desempenham a importante função de permitir a passagem de ar e combustível, na admissão, e a saída dos gases de combustão, no escapamento. Por isso, a regulagem correta do quanto a válvula abre, condicionada pela sua regulagem, é essencial para o funcionamento do propulsor. Assim, a Revista O Mecânico exibe os valores corretos para esse procedimento.
O motor 1.4 TU3 equipou diversos modelos do grupo PSA, como Peugeot 206 e Citroen C3. Chegando a ter potência de 82 cv no etanol, esse propulsor combina uma maior economia em relação aos motores 1.6 e mais desempenho em relação aos 1.0. Os valores informados para a regulagem de válvulas são válidos para os modelos fabricados entre 2006 e 2009.
Para iniciar o procedimento, o motor deve estar na temperatura ambiente. Também, é importante lembrar que nos veículos da Citroën e Peugeot com essa motorização a contagem de cilindros se inicia do volante para à distribuição. Na regulagem, o valor de folga das válvulas de admissão é de 0,20 mm, com 0,05 mm de tolerância, para mais ou para menos. Nas válvulas de escape, o valor da folga é de 0,40 mm, com tolerância de 0,05 mm.
O passo a passo de regulagem é o seguinte:
Passo 1: Deixe o motor com a válvula de escape do primeiro cilindro totalmente aberta. Depois, regule a válvula de admissão do terceiro cilindro e a válvula de escape do quarto cilindro com as folgas recomendadas.
Passo 2: Girando o motor 180° e conferindo se a válvula de escape do terceiro cilindro está totalmente aberta, regule a válvula de admissão do quarto cilindro e a válvula de escape do segundo cilindro.
Passo 3: Com mais 180° de rotação do motor, deixe a válvula de escape do quarto cilindro totalmente aberta. Depois, regule a válvula de admissão do segundo cilindro e a válvula de escape do primeiro cilindro com as folgas recomendadas.
Passo 4: Por fim, gire o motor mais 180° para deixar a válvula de escape do segundo cilindro totalmente aberta, regulando a válvula de admissão do primeiro cilindro e a válvula de escape do terceiro cilindro.