Alguns sinais no veículo podem dar indícios de que uma substituição é necessária
Essencial para o funcionamento do sistema de frenagem, a função do fluído de freio é transmitir a força aplicada no pedal de freio até os pistões da pinça que irão pressionar as pastilhas contra o disco de freio, freando o veículo. Assim, manter esse fluído em bom estado é essencial para a segurança do motorista e demais pessoas.
O fluído de freio tem uma temperatura de ebulição muito superior à da água, sendo ideal para suportar o calor gerado pelo sistema. Entretanto, devido a sua natureza higroscópica, ou seja, de absorver água, com o passar do tempo o fluído vai se contaminando. Isso é prejudicial, visto que a água entra em ebulição à 100° C, gerando bolhas de ar no sistema. Como o ar é compressível, o curso do pedal de freio aumenta, podendo até mesmo perder toda a ação.
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Dessa forma, quando o pedal de freio começa a ficar com uma sensação “esponjosa”, isso pode indicar que chegou a hora de substituir o fluído. Além disso, no manual do veículo são indicados os prazos de tempo e quilometragem para a sua substituição, de forma que o proprietário deve seguir as recomendações preconizadas.
A forma mais precisa de determinar se o fluído de freio precisa ser substituído é utilizando um aparelho conhecido como caneta de verificação, para medição da quantidade de água presente. Outra situação que pode indicar a necessidade de substituição é o nível do reservatório, que se estiver abaixo do mínimo sinaliza a necessidade de troca.
Assim, a manutenção desse fluído deve estar sempre em dia, pois em situações em que o freio é muito exigido, como em descidas de serra, o veículo pode perder a capacidade de frenagem. Também, o mecânico deve ficar atento se há vazamentos ou outros defeitos em todo o conjunto.