Fiat Palio Sporting: esportivo além do nome

Mudanças na suspensão e na direção deixam o modelo da Fiat com uma dirigibilidade ótima para a cidade e a estrada; os 115 cv de potência do motor 1.6 16V E.torQ Flex garantem boas respostas ao acelerador

Texto: Fernando Lalli
Fotos: Fiat

Houve uma época em que as montadoras de automóveis tinham o péssimo hábito de encher um determinado modelo de penduricalhos desnecessários (e raramente de bom gosto) e chamar aquilo de “o esportivo da linha”, sem qualquer mudança mecânica que justificasse o adjetivo – e o preço. A prática ainda persiste lá e cá, mas a Fiat, ultimamente, vem fugindo à regra. Assim como aconteceu com o Novo Uno, a gama do Novo Palio tem uma versão Sporting que faz jus ao nome, com ajustes na suspensão e na direção que dão ao modelo mais estabilidade e agilidade, sem prejudicar substancialmente o conforto.

10660

Sim, o Palio Sporting, visualmente, possui diversos adornos para identificá-lo como a versão mais agressiva da linha, como aerofólio, adesivos, rodas de liga leve exclusivas, mas estes têm razão de estar lá quando o motorista, neste caso, experimenta uma condução melhorada ao volante. A versão esportiva se beneficia das melhorias mecânicas e estruturais que toda a gama apresenta com relação à antecessora, tais como o aumento da utilização de materiais de alta na resistência na carroceria – o que, segundo a Fiat, aumentou a rigidez torcional e permitiu a redução do peso da carroceria em 15%.

10661

A suspensão de toda a linha Palio é um capítulo à parte. O sistema foi projetado para ser mais robusto, e o resultado veio através de algumas soluções técnicas. De acordo com a montadora, a suspensão dianteira, do tipo McPherson, tem braços inferiores em formato de triângulo retângulo para minimizar o efeito da carga de frenagem em curvas e garantir um melhor equilíbrio em todas as condições de marcha. Já a suspensão traseira, possui eixo de torção e rodas semi-independentes interconectadas por uma travessa de torção, o que, segundo a Fiat, é a solução mais indicada para o território brasileiro, garantindo flexibilidade adequada e rigidez estrutural.

Outras soluções que a Fiat adotou no sistema foram o coxim de borracha ligado à carroceria, que foi otimizado para melhorar as respostas dinâmicas em curva; as dimensões dos coxins elásticos, que foram aumentadas para melhorar a absorção das irregularidades do piso; e o dimensionamento correto dos amortecedores para equilibrar conforto ao dirigir e estabilidade em curva.

10662

Especificamente na versão Sporting, a Fiat elaborou uma nova calibragem de suspensão, que deixou o modelo 10 mm mais baixo que o restante da linha. A utilização de uma nova barra estabilizadora, mais grossa, e de pneus 195/55 de aro 16” foram fundamentais para deixar o carro mais “no chão” – não no sentido do “tunning”, obviamente, mas nitidamente mais esportivo. A relação de direção (que é hidráulica) também é mais curta, deixando as manobras mais ágeis no trânsito, o que não deixa de ser um item de conforto para quem enfrenta todos os dias uma cidade como São Paulo/SP.

Powertrain eficiente
A Fiat equipou tanto a versão Sporting quanto a Essence (que privilegia o conforto) com o motor 1.6 16V E.torQ Flex, que também está presente em outros carros da montadora. Conforme dados de fábrica, o propulsor gera potência de 115 cv e torque máximo de 16,2 kgfm a 4.500 rpm (com gasolina) ou 117 cv e torque de 16,8 kgfm a 4.500 rpm (com etanol). O câmbio da versão testada pela Revista O Mecânico era o manual, de 5 marchas.

10665

Apesar de o powertrain não impressionar no papel, ainda mais por ser o mesmo de outros modelos mais dóceis, sua força é mais do que suficiente para empurrar os 1.090 Kg do Palio Sporting com bastante desenvoltura, com repostas rápidas ao acelerador e bom torque em aclives acentuados, sem sofrer – ao contrário de seu “irmão menor”, o Uno Sporting, cujo motor 1.4 decepciona quem espera reações mais imediatas.

O Sporting também está disponível no mercado com o câmbio Dualogic, automatizado de 5 marchas, que permite tanto a condução com câmbio automático quanto em modo manual, este com trocas sequenciais por meio de toques na alavanca do câmbio ou por borboletas atrás do volante. A versão com esse câmbio ainda possui controlador eletrônico de velocidade de cruzeiro, o chamado cruise control.

Equipamentos
O Palio Sporting vem com uma variedade de detalhes estéticos para ressaltar a vocação esportiva da versão, como aerofólio, faixas nas laterais e na tampa traseira, mini-saias laterais, ponteira de escapamento dupla cromada, spoilers nos para-choques, entre outros. Por dentro, o modelo traz pedais com revestimento esportivo, volante em couro e tapete de carpete com a inscrição Sporting, além de todos os itens de série da versão Essence.

10666

Entre os opcionais, o Sporting pode vir com ABS nos freios, airbags frontais e laterais dianteiros, sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, kit de parafusos antifurto nas rodas, dois modelos de rádio CD player, vidros elétricos traseiros e comandos do rádio no volante.

10663

Ficha Técnica
FIAT PALIO SPORTING 1.6 16V E.TorQ Flex

Motor

Posição: Transversal, dianteiro
Número de cilindros: 4 em linha
Nº de válvulas por cilindro: 4
Diâmetro x Curso: 77,0 x 85,8 mm
Cilindrada total: 1.598,2 cm³
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência máxima: 115 cv / 5.500 rpm (gasolina) e 117 cv / 5.500 rpm (etanol)
Torque máximo: 16,2 Kgfm / 4.500 rpm (gasolina) e 16,8 Kgfm / 4.500 rpm (etanol)
Eixo de comando de válvulas – Um no cabeçote

Ignição e Injeção
Tipo: Magneti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
Combustível: Gasolina/Etanol
Injeção Eletrônica: Magneti Marelli, multiponto, sequencial

Câmbio
Número de marchas: 5 à frente e uma à ré
Relações de transmissão: 1ª – 3,909; 2ª – 2,238; 3ª – 1,520; 4ª – 1,156; 5ª – 0,838; Ré – 3,909.
Relação de transmissão do diferencial: 4,067
Tração: Dianteira com juntas homocinéticas

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco com mola a disco e comando hidráulico

Sistema de freios
De serviço: Hidráulico com comando a pedal (ABS opcional)
Dianteiro: A disco ventilado (Ø de 257 mm) com pinça flutuante
Traseiro: A tambor (Ø de 203 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo

Suspensão dianteira
Tipo: MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais e barra estabilizadora
Amortecedores: Hidráulicos, pressurizados a gás, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Mola Helicoidal

Suspensão traseira
Tipo: Eixo de torção com rodas semi-independentes
Amortecedores: Hidráulicos, pressurizados a gás, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Mola Helicoidal

Direção
Tipo: Hidráulica com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de curva: 9,9 m

Rodas
Aro: 6,0X16”
Pneus: 195/55 R16

Desempenho
Velocidade máxima: 191 km/h (gasolina) / 193 km/h (etanol)
0 a 100 km/h: 9,9 s (gasolina) / 9,8 s (etanol)

Consumo
Ciclo urbano: 11,7 km/l (gasolina) / 8,1 km/l (etanol)
Ciclo estrada: 16,4 km/l (gasolina) / 11,1 km/l (etanol)

39 comentários em “Fiat Palio Sporting: esportivo além do nome

  1. O POÇO FALANDO DE MÉDIA DE CONSUMO DE UM VEÍCULO DE 1,6 CC, IMAGINA EU QUE SONHO COM UM ASTRA 2,0,SERA QUE GASTA GASOLINA????🤣

  2. Tenho um Palio Sporting 1.6 16v 2015 Branco…está com 50 mil KM atualmente…É super ágil quando cutucado…e super econômico quando dirigido normalmente. o Meu faz 9km/l na cidade e faz 17 ou 18km/l na estrada a 120km/h c/ 3 pessoas e ar ligado.
    Estou com ele a 01 ano…zero problemas.

  3. Vários comentários falando do consumo do Palio Sporting, galera a culpa não é do carro e sim de quem está dirigindo. A proposta do veículo é esportividade, se quiser conforto e consumo relativamente menor teria que optar pelo Palio essence que pois o mesmo motor, porém a relação de marchas e diferencial entre os dois são diferentes isso consta no próprio manual.
    O Palio Sporting possui uma relação de marchas mais curtas dando uma pegada mais forte quando acelera mais, para obter um consumo melhor teria que trocar as marchas em velocidades bem baixas.
    Já o Palio essence possui relação de marchas mais alongadas permitindo esticar mais a velocidade em cada marcha com rotação mais baixa.
    Resumindo o Palio Sporting tem marchas mais curtas dando uma pegada mais esportiva e o Essence marchas mais longas andando mais suave.

    Palio Sporting
    1°p/2°= 14km/h
    2°p/3°= 25km/h
    3°p/4°= 37km/h
    4°p/5°= 48km/h

    Palio Essence
    1°p/2°= 17km/h
    2°p/3°= 29km/h
    3°p/4°= 43km/h
    4°p/5°= 56km/h
    (Dados segundo o manual do veículo).

  4. Tenho um 14/15 com 73 mil km e consigo fazer entre 11 e 12 km por litro na cidade quando não está engarrafado. Trajeto entre trabalho e casa faz isso, sem pisar e aproveitando embalos. Curto muito este carro porém meu problema com ele é a falta de torque em baixa e quando arranco com 3 dentro, lomba acima, ar ligado, perdeu o carro, parece 1000.

  5. O meu 2012/2013 faz na estrada 11 no álcool e 14,5 na gasolina. Agora se acelerar pra andar vai pra 9 no álcool e 12 na gasolina, eu particularmente adoro o carro, boa estabilidade e anda muito.

  6. Moro em cidade totalmente plana, tenho problemas de engarrafamento, principalmente no verão, devido aos turistas; guio de forma a não ser uma lesma no transito e na estrada ando dentro dos limites de velocidade. Resumo o meu pálio sporting 2012 / 2013 que tenho desde zero consome dentro da cidade (+ -) 10.50 km p/ litro e na estrada (+-) 16.00 Km p/litro. Comprovo para qualquer um que duvidar. Revejam o modo de dirigir; não dirijo feito freirinha.

  7. Boa tarde a todos, tenho um Sporting 2017, 1.6 motor, automatizado “dualogic”, o carro não sobe nenhum morrinho sem engatar a 1ª marcha, pra vcs que tem esse Palio a tanto tempo, é normal isso?

  8. Boa tarde amigos ! Eu tenho um Palio Sporting 14/14 Na verdade o carro é bom tem força mais até ele bebei mesmo até o momento só conseguir fazer com ele na na cidade 8.5ja na pista só faz 7.5 com ir ligado e carregado o mais o carro é bom obs a suspensão dianteira faz um barulho esquisito quando passar nos buracos

  9. Tenho um 2013 faz 9 a 10 na cidade e 12 a 13 na estrada dependendo da pisada
    …… Mas vcs tem que analisar que tudo influencia no consumo pneus bem calibrados …. Peso no carro …

  10. O consumo também depende de como o carro é dirigido. Meu caro.
    Na cidade eu faço quase 10km. É minha cidade praticamente nao tem boas onde eu posso andar com uma velocidade moderada. Na estrada. Eu faço 13.5 tranquilamente com uma velocidade de 110. Como disse. Depende do seu pé.

  11. O meu não é o sporting, sim o Essence, que tem a mesma motorização. Não sei o que acontece com o de vocês, mas o meu apresenta o consumo fiel ao da publicação aqui: 10,5 a 11 dentro de cidade (gasolina) e 16 até 17 na estrada (m´média de velocidade 100 a 110). Dentro de cidade, costumo andar com pé leve também. Enfim, acho que vai do pé de cada um. OBS: a média que faço não é pelo computador de bordo, que não é muito preciso, sim, faço completando o tanque depois de rodar certa quilometragem.

  12. Eu tenho o meu palio sporting,2013,feito todas as revisoes,esta com 19.560 km,pinga oleo embaixo,tem problemas de comando. Estou bem triste,pq é fiat e eu adoro ele,é bonito,pequeno e gasta mto combustivel.

  13. indiferente do modo e a pista que ando ou onde abasteço,coincide o consumo do meu veículo com seu relato…

  14. O meu Pálio é de 2012, modelo 2013. não tendo o que reclamar não. Na cidade ele faz, 10.1 Km… Nas BRs, já chegou até 15.3 Km… Estou super satisfeita com meu meninão.

  15. Já estou no meu segundo. Tive um vermelho 13/14 E agora estou com um 16 vou Edition. Rodo 500 por semana e na BR consigo fazer 16,r sem ar rodando a 90 km. Ando devagar para não aumentar o consumo. Na cidade consigo 10.
    Adoro o carro, é tanto que troquei por outro zero km

  16. Esse povo e doido tenho um palio Sporting 2013 enche o tanque E roda so 400 km na cidade 48 litros com gasolina ele bebê sim é um carro bom mais tem muita mentira ai o comprador de bordo não da o consumo real fica a dica para quem vai comprar e carro bebê sim

  17. Galera tenho um 2013 e está fazendo média de 10.5 no ar 11 km/l sem ar em BH.Na estrada fez 13.5km/l velocidade média ficou em 95km/h essa foi a média no computador . Fiza a conta na bomba vs km fez 13.7km/l só ando com gasolina comum. Carro e um espetáculo. Abraço

  18. O consumo não é o informado, não passa de 6,5 a 7,0 na cidade, um consumo absurdo pra este carro. Na estrada o consumo é bom em media 11,0. Outro problema é o barulho nas portas. Peças também muito caras. Um carro que era pra ter tudo pra ganhar mercado, porém….

  19. Tenho um Palio Sporting dualogic, o consumo dele no etanol realmente é um absurdo principalmente na cidade, bebe muito, mas tirando isso otimo carro

  20. Tenho um Palio Sporting e estou satisfeito pela beleza exterior e interior, confortável e gostoso de dirigir.
    Viajo constante, sempre estrada boa e faz média de 16km/l, sempre uso gasolina aditivada. Nunca udei alcool, entao nao sei dizer a média km/l de alcool. Fico incomodado pelos ruidos de internos de painel, devido aos pessimos encaixes dos plasticos. O teto solar tem boa abertura. Recomendo.

  21. TENHO UM MODELO DO PÁLIO SPORTING, O CONSUMO DO MESMO NA CIDADE TEM MOSTRADO NO COMPUTADOR DE BORDO 7,3.
    ACREDITO QUE NÃO ESTA NORMAL O CONSUMO APRESENTADO, O QUE PODE ESTÁ ERRADO??

  22. Bem pessoal, possuo um Veiculo Palio Sporting ano 2015 Modelo 2016. Esta com 11 000 Km rodados.O seu consumo as vezes tem oscilação de 9.3 a 7.6 km/l. Gostaria de saber se esse consumo esta correto?. Já levei na autorizada para verificação, além de suas revisões já serem feitas na mesma e não me dão uma resposta concreta do que possa ser. Já que não sou de pisar no ciclo urbano ” cidade “nem andar acima de 3000 rpm. Como esta o consumo do Palio de vocês?

    OBS: Abasteço sempre no mesmo posto BR com Gasolina GRID “aditivada”. Cheguei também completar com a “Podium” más não vi grande diferença.

  23. Estou decepcionada com este carro. Se não é um defeito qualquer ou mesmo de fabrica. Ele não tem alarme ao abrir o pirta malas. Ladrão abriu e por ali fez a festa.

  24. Não estou satisfeita com o meu palio sporting, pois tem um há 1 ano e só faz 7.5 na cidade. Decepcionada

  25. olá, eu tenho um interlagos, Media na cidade é 8.5 a 9.3(totozinho), este carro é d+ faço curva na Br a 180 e parece que ele colado no chao,

    vlw pelo review aprendi mtoo com ele abraços

  26. Bom site. Mas, só um esclarecimento quanto ao consumo do Palio Sporting 1.6 16V – Manual. O consumo desse carro com gasolina, desde quando eu comprei é no máximo 7km/L no ciclo urbano e 11km/L na estrada com gasolina. Com etanol é 5,5km/L e 8km/L na estrada. O entanol vai só no cheiro. Isso é lamentável!! Como pode um carro com peso de 1.090 Kg como motor até forte, consumir tanto? O Sandero RS 2.0 faz, com gasolina, 9km/L no ciclo urbano.

  27. Porque. O pálio Sporting tem um barulho nos amortecedores traseiras passando em buracos

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php