Roberval Andrade e Felipe Giaffone vão decidir o título na última corrida em dezembro no autódromo de Interlagos, em São Paulo
por Vinicius D’Angio fotos Rodrigo Ruiz/ASG Motorsports
A penúltima temporada da Copa Truck aconteceu no Autódromo Internacional de Tarumã, no Rio Grande do Sul. A sétima e a oitava temporadas do campeonato foram dominadas pela equipe ASG Mercedes-Benz, que garantiu oito pódios nas quatro corridas. O destaque daquele final de semana foi o piloto Roberval Andrade, que venceu a segunda prova no domingo e lidera o campeonato com oito pontos a mais do que o segundo colocado Felipe Giaffone.
Com isso, os dois pilotos vão decidir o título da Copa Truck no dia 10 de dezembro no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Além disso, também será decidido na capital paulista o campeonato de construtores entre Volkswagen Caminhões e Mercedes-Benz do Brasil, que estão empatados com 522 pontos.
7ª ETAPA (SÁBADO)
CORRIDA 1
A Corrida 1, que aconteceu no sábado, teve o pole-position de Felipe Giaffone com o caminhão de número 4 na categoria PRO e abriu o primeiro dia de corridas do final de semana, que teve um safety truck logo no final da primeira volta. Os pilotos Victor Franzoni e Roberval Andrade disputaram posições durante a corrida, mostrando uma ótima pilotagem, mas quem levou a melhor foi Andrade com caminhão número 15 da ASG Mercedes-Benz, que é líder do campeonato. Além disso, Roberval Andrade terminou a corrida na quarta colocação.
Por conta de uma bandeira amarela no final, a corrida terminou com um safety truck na pista. Giaffone garantiu a vitória, seguido por Beto Monteiro e André Marques. A categoria Super teve vitória de Felipe Tozzo, seguido da Bia Figueiredo da ASG Mercedes-Benz que finalizou a Corrida 1 em segundo lugar com menos de meio segundo atrás do primeiro colocado, que garantiu o pódio e mais um troféu para a coleção.
CORRIDA 2
Com os grids invertidos para a Corrida 2, Rafael Abbate e Wellington Cirino disputaram a liderança da categoria PRO até a última volta com muita pilotagem, mas quem levou a melhor foi Rafael Abbate com o caminhão número 26, garantindo a primeira vitória na temporada, seguido de Wellington Cirino e Paulo Salustiano.
Já na categoria Super, a equipe ASG Mercedes-Benz garantiu primeiro lugar e, também, a terceira posição no pódio com Daniel Kelemen, seguido de Thiago Rizzo em segundo, e Caio Castro em terceiro que com uma ótima recuperação da equipe após o acidente na sexta-feira, conseguiu largar na sua posição de qualificação na Corrida 1 e garantiu o pódio da Corrida 2 finalizando a 7ª etapa do campeonato.
8ª ETAPA (DOMINGO)
CORRIDA 1
A oitava etapa do campeonato teve novamente pole-position de Felipe Giaffone na Corrida 1, que fez uma ótima largada e liderou o pelotão com vantagem. Roberval Andrade da ASG Mercedes-Benz mostrou o porquê é líder do campeonato na categoria PRO com direito a uma ultrapassagem dupla durante a Corrida 1, terminando em terceiro com mais um pódio no campeonato. A Corrida 1 teve vitória de Felipe Giaffone, seguido de Victor Franzoni e Roberval Andrade em terceiro.
Na categoria Super, Felipe Gama e Bia Figueiredo disputaram a liderança da corrida até a última curva, que terminou com Felipe Gama em primeiro e Bia Figueiredo em segundo garantindo mais um pódio, seguido de Evandro Camargo em terceiro fechando a Corrida 1
CORRIDA 2
Com a inversão de Grid para a segunda corrida da penúltima etapa do campeonato, em uma largada disputada, o líder do campeonato Roberval Andrade, que largou na sexta posição, já estava em segundo ao final da primeira volta, tomando a liderança da categoria PRO na volta 4. Isso o fez garantir a vitória para manter a liderança do campeonato e deixar a decisão para a última etapa, que acontecerá em dezembro.
A categoria Super teve mais um pódio para a equipe ASG Mercedes-Benz com Daniel Kelemen em terceiro. Devido a uma bandeira amarela, a Corrida 2 terminou atrás de safety truck. Os pódios ficaram definidos como Roberval Andrade em primeiro, Felipe Giaffone em segundo e Adalberto Jardim em terceiro na categoria PRO, e Fabio Fogaça em primeiro, Thiago Rizzo em segundo e Daniel Kelemen em terceiro na categoria Super.