Troca do amortecedor dianteiro do Corolla XEI 2020

Troca do amortecedor dianteiro do Toyota Corolla XEI 2020

Veja como realizar o procedimento de troca do amortecedor dianteiro na nova geração do sedã Corolla

 

A estabilidade do veículo e o conforto dos passageiros é algo pensado pelas montadoras no desenvolvimento de seus projetos, e um componente importante para que isto ocorra de maneira harmônica são os amortecedores. Tanto para garantir que as rodas estejam sempre em contato com o solo quanto para segurança do condutor e passageiros do veículo. Por isso, trazemos a seguir o passo a passo da substituição do amortecedor dianteiro em um Corolla.

A inspeção e manutenção deste componente é importante para manter esses aspectos, principalmente se o veículo possuir alta quilometragem. O Toyota Corolla XEI, de 2020, analisado nesta matéria, é da 12ª geração e possuía 110 mil km rodados ainda com os amortecedores originais. Por ser um veículo com rodagem predominante em estrada, o proprietário não se queixava de ruídos ou problemas de dirigibilidade.

A mola é o elemento que sustenta toda a chamada massa suspensa do sistema de suspensão. Já ao amortecedor cabe controlar a velocidade e as amplitudes das oscilações do conjunto (amortecimento). Ambos trabalham em conjunto (paralelo). Logo, nas trocas de amortecedores é recomendável a troca preventiva das molas, a fim de não sobrecarregar o amortecedor. É importante nos veículos de alta quilometragem, na impossibilidade de medição do coeficiente elástico das molas, a medição da altura livre das mesmas.

Troca do amortecedor dianteiro do Toyota Corolla XEI 2020

No momento da inspeção, é importante o mecânico atentar-se aos demais componentes de desgaste do da suspensão, como o batente, a coifa, isolador de mola, e a própria mola. Na torre do amortecedor dianteiro, as molas não apresentaram nenhuma oxidação, rachaduras ou marcações entre elos.

A Nakata entende que, nesta situação, é permitido a reutilização das molas na primeira troca dos amortecedores e sua substituição na segunda troca de amortecedores. Conforme o assistente técnico da Nakata, Thaynan Bocchi, aponta: “O que se entende, é que um veículo com alta quilometragem e fazendo uma segunda substituição de amortecedor, é necessário também a substituição da mola. Como este ainda está na primeira troca, será conversado com o proprietário e também o acompanhamento de como o carro irá se comportar.”.

A Toyota recomenda a inspeção das juntas esféricas da suspensão e coifas a cada 20 mil km e a inspeção dos amortecedores a cada 10 mil km em uso normal. A rodagem em estradas irregulares é determinada como uso severo, reduzindo pela metade o período de inspeção das juntas esféricas e coifas para 10 mil km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro. A troca dos componentes é feita quando necessário.

Os demais itens apresentavam boa integridade, característica proveniente de seu ambiente de rodagem. Mas vale atenção do mecânico sobre qualquer queixa do cliente referente à ruídos, vibrações, problemas na dirigibilidade do veículo, balanço excessivo nos momentos de frenagem, desgaste irregular dos pneus e até o vazamento de óleo do amortecedor. Todos são indícios que o componente pode ter chegado ao fim de sua vida útil.

Coxim dianteiro possui marcações que indicam a posição correta de montagem

 

Nesta 12ª geração do sedã, a Toyota atualizou a suspensão traseira, que utilizava eixo de torção. Agora o Corolla traz sistema multilink, totalmente independente. Uma das características da suspensão multilink é o alívio dos esforços exercidos sobre o amortecedor, molas e as barras estabilizadoras do veículo, garantindo uma melhoria na atuação dos componentes da suspensão, mais estabilidade ao veículo pela independência de movimento das rodas ao “ler” as curvas e imperfeições do piso, e proporcionando maior conforto aos passageiros.

A seguir, a reportagem abordará o procedimento de troca do amortecedor da suspensão dianteira. A Nakata ressalta que possui no mercado tanto os amortecedores dianteiros de código HG41420 (lado direito) e HG41421 (lado esquerdo), como o amortecedor para o conjunto da suspensão traseira com o código HG41422.

REMOÇÃO DO AMORTECEDOR

1) Com o auxílio de uma chave de fenda, retire as capas de proteção e em seguida, utilize uma chave L 14 mm para retirar os parafusos que prendem os limpadores. Após, retire os limpadores por completo.

Obs: Não esqueça de marcar a posição dos limpadores para que fiquem alinhados no momento da montagem.

Troca do amortecedor dianteiro do Toyota Corolla XEI 2020

2) Solte as 4 travas que prendem a churrasqueira e duas proteções laterais, próximas ao vidro, com uma chave de fenda.

3) Com cuidado, puxe a churrasqueira que é presa por travas próximas ao vidro e faça sua remoção.

4) Utilize uma chave combinada 14 mm e quebre o torque das três porcas de fixação do coxim superior. Não solte por completo.

Obs: Note que não há acesso à porca que prende o coxim a haste do amortecedor.

5) Com o carro erguido e o conjunto roda/pneu sacados, use uma chave de fenda para abrir a trava que prende o cabo do sensor do ABS.

6) Utilize uma chave L 14 mm ou uma combinada de mesma medida, e remova o parafuso que prende o suporte do cabo do ABS e o flexível de freio.

7) Para soltura da porca superior da bieleta, use uma chave allen 6 para travar o pino esférico e uma combinada 17 mm.

8) Para ter acesso à porca inferior da bieleta (8a), solte as travas de duplo diâmetro da capa protetora posicionando uma chave de fenda no diâmetro menor e empurre para cima (8b). Após a soltura de todas as travas superiores e inferiores, remova a capa por completo (8c).

9) Faça o mesmo processo que o passo nº 7 para retirar a porca inferior. Lembre-se, não utilize ferramentas pneumáticas, pois elas podem causar danos à “monoconcha” e ao pino esférico da bieleta. Desta forma, não permitindo a reutilização do componente.

Troca do amortecedor dianteiro do Toyota Corolla XEI 2020

10) Com um soquete 22 mm trave os parafusos superior e inferior. Utilize uma chave combinada 22 mm para remover as porcas que prendem os parafusos para fixar o amortecedor na manga de eixo. Não remova os parafusos, pois é necessário descer o veículo e apoiar o conjunto no cavalete, para que não fique pendurado após a remoção das fixações do coxim superior.

Troca do amortecedor dianteiro do Toyota Corolla XEI 2020

11) Após apoiar o conjunto no cavalete, retire os parafusos que fixam a manga de eixo ao amortecedor (11a). Solte as fixações superiores do coxim enquanto segura a torre de suspensão para evitar a sua queda (11b). Após, remova por completo do veículo.

NA BANCADA

12) Remova a trava que prende o cabo do sensor do ABS antes de prender a torre no suporte de bancada.

13) Com o amortecedor preso, faça uma análise do conjunto. Note que há posição de montagem. O coxim superior possui uma lingueta que deve estar alinhada com os furos de fixação da abraçadeira à manga de eixo (13a). Ou seja, virado para o lado da roda do veículo. O prato superior que possui rolamento interno também possui marcação, esta deve ficar voltada para o lado do motor (13b).

14) A montagem incorreta do coxim pode alterar a geometria do veículo. Perceba a diferença entre a imagem com a montagem incorreta (14a) e a correta (14b).

15) Utilize um compressor de molas para reter a tensão da mola helicoidal.

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16) Remova a capa protetora da porca que prende o coxim superior à haste. Segure com uma das mãos o coxim superior e com auxílio de um soquete 19 mm quebre o torque da porca. Não há necessidade de uma chave allen para travar a haste e retirar a porca. Pois, a haste possui um chanfro e o próprio coxim faz o travamento da haste.

Troca do amortecedor dianteiro do Toyota Corolla XEI 2020

17) Note que abaixo da porca, existe um espaçador. Remova-o.

18) Remova o coxim (18a), solte a coifa que é presa por linguetas no rolamento do amortecedor. Retire a mola e o batente (18b). Analise as condições do amortecedor e dos componentes removidos. Verifique se apresentam sinais de desgaste. Note que além da lingueta de posição do rolamento, existe uma marcação indicativa para posicionamento do coxim (18c).

Obs: O amortecedor não apresentou nenhum problema mesmo possuindo 110 mil km rodados pelo veículo, porém, será efetuado a sua troca de forma preventiva e a substituição dos itens de desgaste, como coxim, batente, rolamento superior e coifa.

19) Posicione o novo amortecedor no suporte de bancada e efetue o procedimento de escorvamento. Esse processo é necessário para que o tubo interno seja totalmente preenchido com óleo. O processo deve ser realizado entre 4 e 5 vezes.

Obs: Mantenha o amortecedor na posição de trabalho (vertical) até a montagem no veículo, para que não haja perda de carga do tubo interno.

Troca do amortecedor dianteiro do Toyota Corolla XEI 2020

20) Monte o isolador de mola no prato inferior do amortecedor. Há existência de um pino para evitar que o isolador se movimente, indicando que há posição de montagem. O isolador de mola inferior possui encosto para encaixar o terminal do elo da mola.

Obs: Caso o isolador inferior não apresente rasgos, rompimento ou deterioração, ele pode ser reutilizado. Efetue a sua limpeza antes da montagem para que não haja contato dos novos componentes com impurezas.

21) Coloque o batente na haste com a parte cônica voltada para baixo e encaixe a coifa no rolamento (21a). Note que há duas chavetas, facilitando a montagem e o travamento das peças (21b). Insira o isolador de mola superior abaixo do rolamento (21c) e com o compressor de mola, comprima e monte a mola helicoidal no amortecedor.

22) Instale o conjunto coifa e rolamento no amortecedor. Lembre-se, para instalação do coxim existe posição de montagem correta com a face chanfrada da haste por meio das chavetas (22a). Atente-se às posições de montagem. As linguetas do rolamento devem estar alinhadas para o lado do motor (22b) e a lingueta existente no coxim, voltada para o lado da roda, conforme a marcação na parte superior do rolamento (22c). Insira o espaçador que foi reaproveitado e com um soquete 19 mm, aperte a porca da haste.

23) Verifique se o alinhamento do amortecedor está correto, antes de soltar as molas (23a). Após a soltura, note que as linguetas do rolamento ficam alinhadas com o ponto de encosto inferior da mola (23b). Aplique o torque final na porca da haste com o amortecedor ainda preso no suporte de bancada. Esse procedimento é necessário por causa da falta de acesso para aperto final com o amortecedor no veículo.

Troca do amortecedor dianteiro do Toyota Corolla XEI 2020

 

MONTAGEM DO AMORTECEDOR

24) Antes da instalação do amortecedor no carro, prenda a parte inferior da bieleta com o auxílio de uma chave allen 6 e uma combinada 17 mm.

Obs: Não esqueça de colocar a trava para o cabo do ABS na parte inferior do amortecedor, que foi retirada antes de montá-lo no suporte de bancada.

25) Inicie a instalação do amortecedor no veículo e execute o processo inverso da desmontagem, com os torques de aperto determinados pelo fabricante.

Troca do amortecedor dianteiro do Toyota Corolla XEI 2020

26) Após a instalação da torre do amortecedor no carro, apoie o veículo no chão e faça o aperto final das fixações superiores do amortecedor dianteiro.

 

  • Recomendação: Siga os torques de aperto conforme indicado pela montadora. Ao final do procedimento, faça a verificação do alinhamento e balanceamento das rodas

 

Mais informações – Nakata: (11) 99652-9762

 

Texto Vitor Lima
Fotos Fernando Lalli & Lucas Porto

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