Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Abílio Responde: Qual o lado correto de fazer a sangria dos freios?

Qual o lado correto de fazer a sangria dos freios de um determinado veículo? Sempre começa pelo lado dianteiro-esquerdo ou sempre pelo lado dianteiro-direito?

Maikon Gabriel Santos de Paula
Via Site O Mecânico

 

Cada veículo tem sua orientação. Mas, se essa orientação não for conhecida, comece sempre pela roda mais próxima ao módulo do ABS. Quando não houver ABS, comece pela roda mais próxima ao cilindro-mestre dos freios e siga a ordem das rodas em “Z”, o que significa que a sangria está sendo feita de forma alternada. Lembre-se que o circuito é cruzado em “X”, ou seja, a parte do cilindro-mestre que atende a roda dianteira-esquerda é a mesma que atende a roda traseira-direita – e a parte do cilindro-mestre que atende a roda dianteira-direita também atende a traseira-esquerda. Assim, se houver um vazamento em um dos lados do circuito, o lado oposto estará em funcionamento e duas rodas contrapostas conseguirão fazer uma frenagem minimamente equilibrada.

 


A cada edição da Revista O Mecânico, respondemos dúvidas dos leitores sobre manutenção automotiva e cuidados com o veículo na seção Abílio Responde. Mande sua mensagem para: [email protected]

4 comentários em “Abílio Responde: Qual o lado correto de fazer a sangria dos freios?

  1. A forma de sangria pode variar de acordo com a recomendação de cada fabricante de veículo. A recomendação passada deve ser usada caso a informação original não seja conhecida.

  2. Bem pesquisei por onde início a sangria dos freios e cada mecânico fala de procedimento diferentes obs carro sem ABS uns dizem para começar pela roda mais distantes outros dizem para começar pela roda mais próxima do cilindro mestre afinal qual a roda correta.

  3. Coloquei gás natural na minha pikaup Montana e está falhando na baixa e com cheiro de carbono muito forte tanto no gás e na gasolina, o que devo fazer? Obg.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php