Objetivo da parceria entre Comgás e Scania é aumentar a infraestrutura de carregamento para veículos pesados movidos a GNV e Biometano
A Comgás e a Scania firmaram uma parceria visando acelerar o desenvolvimento do mercado de Gás Natural Veicular- GNV e Biometano para veículos comerciais pesados. Vale lembrar que a Scania já produz caminhões com motores dedicados ao gás desde março de 2020 em sua fábrica em São Bernardo do Campo/SP, podendo ser abastecidos com GNV, Biometano ou uma mistura de ambos.
“Esta iniciativa é fundamental para impulsionar o desenvolvimento da infraestrutura de distribuição e ampliar as opções de abastecimento”, diz Christopher Podgorski, Presidente e CEO da Scania Latin America. “Estamos empenhados em promover a transformação sustentável do setor de transportes e tornar os combustíveis alternativos ao diesel, o novo normal, considerando os benefícios sociais, ambientais, econômicos e financeiros que este caminho pode gerar”, completa o executivo.
O primeiro passo dessa parceria será o mapeamento de Corredores e Rotas Logísticas, aumentando o número de pontos de abastecimento de Gás Natural e Biometano no Estado de São Paulo. Será avaliada ainda a instalação de postos de abastecimento em garagens de frotistas e/ou operadores de ônibus.
De acordo com as empresas, a frota pesada movida a GNV emite até 90% menos poluentes de ação local – como NOx e Material Particulado, em comparação com um modelo similar a diesel. “Dentro das cidades, onde o Gás Natural pode ser aplicado no transporte público, com a tecnologia de nossos ônibus movidos a gás podemos reduzir a quase zero a emissão de material particulado, um poluente de ação local cancerígeno e responsável pelo aumento de mortes provocadas por doenças respiratórias. Com isso, temos ganhos para as pessoas, para o planeta e para os negócios”, explica Podgorski.