Nesta sexta-feira, 20 de janeiro, a Volkswagen celebra o Dia Nacional do Fusca. Com mais de 21 milhões de unidades produzidas em todo o mundo, o Fusca começou a ser fabricado na Alemanha após o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, e se tornou um dos automóveis mais populares do mundo.
O modelo começou a ser montado no país, com componentes importados, em 1953, num galpão no bairro do Ipiranga. Seu motor tinha 1.200 cm³. Entre 1959 e 1986, foi fabricado em São Bernardo do Campo/SP, na unidade Anchieta, na primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha. Sua produção foi retomada em 1993 e durou até 1996. No total, o Fusca teve mais de 3,1 milhões de unidades vendidas no Brasil.
Durante esse período, o Volkswagen Sedan, seu primeiro nome oficial, teve versões com motor traseiro refrigerado a ar com 1.300 cm³ (a partir de 1967, com 45 cv), 1.500 cm³ (introduzido em 1970, com 52 cv, o que lhe rendeu o apelido de Fuscão) e 1.600 cm³ (em 1974, com dupla carburação, que rendia 65 cv). O câmbio foi sempre manual de quatro marchas. O modelo teve também várias re-estilizações e séries especiais, como a Prata, de 1979.
O nome foi oficialmente substituído por Fusca em 1983. Em 1984, o modelo ganhou freios a disco na dianteira e passou a ser produzido apenas na versão 1.600 – no ano seguinte receberia versão 1.600 movida a etanol.
A Volkswagen atribui o sucesso do Fusca no Brasil à combinação de baixo custo de aquisição, baixo custo de manutenção e resistência mecânica. A história do modelo no Brasil tem uma particularidade: o retorno da fabricação em 1993, sete anos após sua paralisação, em 1986. A pedido do então presidente da República, Itamar Franco, o carro voltou a ser produzido, em uma versão movida exclusivamente a etanol, e parou de ser fabricado em 1996.
O Fusca foi o carro mais vendido no Brasil por 24 anos consecutivos, marca que foi superada apenas em 2011, por outro modelo Volkswagen: o Gol. Internacionalmente, o Fusca continuou a ser fabricado no México (onde é conhecido como “Vocho”) até 2003.
A imagem do Fusca foi revivida pela Volkswagen em 1998, com o lançamento do New Beetle. Com linhas inspiradas pela versão original e construído sobre uma plataforma moderna, com tração dianteira e motor com refrigeração líquida, o New Beetle alcançou mais de 1 milhão de unidades vendidas até 2010. O sucessor do New Beetle ganhou no Brasil o nome de Fusca em 2012, e é fabricado com o motor 2.0 TSI de 211 cv e câmbio DSG de dupla embreagem.