Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

20 de janeiro é o Dia Nacional do Fusca

626-fusca_1995

Nesta sexta-feira, 20 de janeiro, a Volkswagen celebra o Dia Nacional do Fusca. Com mais de 21 milhões de unidades produzidas em todo o mundo, o Fusca começou a ser fabricado na Alemanha após o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, e se tornou um dos automóveis mais populares do mundo.

Galpão na Rua do Manifesto no bairro do Ipiranga
Galpão na Rua do Manifesto no bairro do Ipiranga

O modelo começou a ser montado no país, com componentes importados, em 1953, num galpão no bairro do Ipiranga. Seu motor tinha 1.200 cm³. Entre 1959 e 1986, foi fabricado em São Bernardo do Campo/SP, na unidade Anchieta, na primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha. Sua produção foi retomada em 1993 e durou até 1996. No total, o Fusca teve mais de 3,1 milhões de unidades vendidas no Brasil.

Estande da Volkswagen no primeiro Salão do Automóvel de São Paulo (1960)
Estande da Volkswagen no primeiro Salão do Automóvel de São Paulo (1960)

Durante esse período, o Volkswagen Sedan, seu primeiro nome oficial, teve versões com motor traseiro refrigerado a ar com 1.300 cm³ (a partir de 1967, com 45 cv), 1.500 cm³ (introduzido em 1970, com 52 cv, o que lhe rendeu o apelido de Fuscão) e 1.600 cm³ (em 1974, com dupla carburação, que rendia 65 cv). O câmbio foi sempre manual de quatro marchas. O modelo teve também várias re-estilizações e séries especiais, como a Prata, de 1979.

Linha de montagem do Fusca na fábrica Anchieta
Linha de montagem do Fusca na fábrica Anchieta

O nome foi oficialmente substituído por Fusca em 1983. Em 1984, o modelo ganhou freios a disco na dianteira e passou a ser produzido apenas na versão 1.600 – no ano seguinte receberia versão 1.600 movida a etanol.

A Volkswagen atribui o sucesso do Fusca no Brasil à combinação de baixo custo de aquisição, baixo custo de manutenção e resistência mecânica. A história do modelo no Brasil tem uma particularidade: o retorno da fabricação em 1993, sete anos após sua paralisação, em 1986. A pedido do então presidente da República, Itamar Franco, o carro voltou a ser produzido, em uma versão movida exclusivamente a etanol, e parou de ser fabricado em 1996.

626-fusca_1984

O Fusca foi o carro mais vendido no Brasil por 24 anos consecutivos, marca que foi superada apenas em 2011, por outro modelo Volkswagen: o Gol. Internacionalmente, o Fusca continuou a ser fabricado no México (onde é conhecido como “Vocho”) até 2003.

A imagem do Fusca foi revivida pela Volkswagen em 1998, com o lançamento do New Beetle. Com linhas inspiradas pela versão original e construído sobre uma plataforma moderna, com tração dianteira e motor com refrigeração líquida, o New Beetle alcançou mais de 1 milhão de unidades vendidas até 2010. O sucessor do New Beetle ganhou no Brasil o nome de Fusca em 2012, e é fabricado com o motor 2.0 TSI de 211 cv e câmbio DSG de dupla embreagem.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php