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Renault Duster Tech Road II: série limitada com motor 2.0 e muita tecnologia

Utilitário conta com motor 2.0 16V de 142 cavalos e transmissão automática de 4 marchas, tendo a eletrônica embarcada e interatividade como grandes atrativos

Texto: Carolina Vilanova
Fotos: Alexandre Villela

O Renault Duster é um carro bem bacana, não podemos negar, e suas vendas comprovam isso, haja vista a recente comemoração da marca que registrou as 100 mil unidades vendidas no Brasil, desde seu lançamento em 2011, e 1 milhão globalmente. Um utilitário mais urbano do que esportivo e com características de robustez afloradas, que chegava até a dar uma impressão de um grande trambolho desengonçado. Impressão que muda totalmente quando a versão em questão é a Tech Road II.

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O utilitário da Renault ganhou a simpatia do brasileiro, um cliente que cresce no meio das SUVs e que busca robustez, espaço interno e visual on e off-road, com preço acessível e manutenção barata. É oferecido em seis versões e dois tipos de câmbio e motorização: 1.6 16V Hi-Flex e 2.0 16V Hi-Flex, com câmbios manual ou automático. Nessa matéria vamos abordar a versão limitada Tech Road II, equipada com motor 2.0 e câmbio automático de 4 marchas, 4×2.

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A série limitada chegou juntamente com a marca de 100 mil unidades comercializadas, dando sequência a Tech Road I, lançada em setembro de 2012, que registrou a venda de 29 mil unidades no ano passado. Novidades maiores são no visual e na quantidade de recursos tecnológicos, como o Media Nav, um computador de bordo que reúne várias funções – rádio, bluetooth e GPS – com tela sensível ao toque (touch screen) de 7 polegadas integrada ao painel do veículo.

Em relação ao visual, as linhas robustas continuam bastante evidentes, com destaque para o jeito quadradão, os para-lamas pronunciados e a altura do solo. O modelo tem como atrativo a grade frontal exclusiva na cor Dark Star, faróis com máscara negra, barras no teto e para-choque dianteiro com detalhe na entrada de ar na cor preta, retrovisores e rodas aro 16” na cor cinza inox. Na traseira, o puxador de abertura do porta-malas também vem na cor Dark Star, e nas laterais, o adesivo Tech Road II na parte inferior da porta identifica a série limitada.

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Conjunto mecânico
O Renault Duster Tech Road II vem equipado com o motor 2.0 16V Hi-Flex, um conjunto moderno desenvolvido pela engenharia francesa da marca, com evoluções na nova central eletrônica de maior capacidade com novo software, inclusão da quinta válvula injetora de combustível (partida a frio), além de novas válvulas de admissão e de escape, guias e válvulas injetoras, novo cabeçote e pistões, entre outros.

O resultado, segundo a montadora, foi o aprimoramento das curvas de desempenho do propulsor, o que melhorou a sua eficiência e o desempenho. As mudanças proporcionaram um ganho de torque em baixas rotações e melhoria no nível de consumo de combustível, que nesse caso por ser automático, não é dos melhores, porém, tem bom rendimento na estrada.

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Quando ao câmbio automático, foi adotada uma central eletrônica que avalia, a todo instante, qual a melhor marcha para determinada situação ou o melhor momento para a troca, de acordo com a condução do motorista. Segundo a Renault, essa central trabalha levando em consideração uma série de parâmetros, como rotação do motor, abertura da borboleta e velocidade de acionamento do pedal do acelerador, além de velocidade do carro e carga do veículo.

O sistema conta com a função “Kick down”, que é acionada quando o motorista pisa até o fim, e de forma rápida, no pedal do acelerador. Com isso, a central eletrônica avalia e realiza a redução de uma ou duas marchas, conforme os dados avaliados. Essa operação melhora a aceleração disponível na realização de ultrapassagens.

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A suspensão melhorou muito nesse modelo, ficando bastante confortável e absorvendo bem as imperfeições do solo, até mesmo em trechos mais esburacados ou de terra. Com boa altura do solo, o modelo é equipado com conjunto tipo McPherson na dianteira e barra estabilizadora na traseira. Os amortecedores dianteiros são hidráulicos telescópicos e os traseiros do tipo hidráulicos telescópicos verticais.

Entre os itens de série o Duster Tech Road II ainda é equipado com direção hidráulica, ar condicionado, travas e vidros elétricos, sensor de estacionamento traseiro, freios com sistema ABS e airbag duplo. A série limitada Duster Tech Road II é comercializada a partir de R$ 63.050 com câmbio manual, R$ 67.050 com câmbio automático e R$ 68.350 com tração 4×4. A Renault oferece ao modelo garantia total de fábrica de 36 meses ou 100.000 quilômetros (o que ocorrer primeiro).

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FICHA TÉCNICA
Motor: Quatro tempos, bicombustível (etanol e/ou gasolina), quatro cilindros em linha, 16 válvulas e refrigeração por circuito de água sob pressão
Tração: Dianteira
Cilindrada: 1.998 cm³
Diâmetro x curso: 82,7 mm x 93 mm
Taxa de compressão: 11,2:1
Potência máxima: 142 cv (etanol) / 138 cv (gasolina) ambos a 5.500 rpm
Torque máximo: 20,9 kgfm (etanol) / 19,7 mkgf (gasolina) ambos a 3.750 rpm
Alimentação: Injeção Eletrônica Multiponto Sequencial

Transmissão: Automática de 4 velocidades
Relação de marchas
1ª………………….2,72:1
2ª………………….1,50:1
3ª………………….1,00:1
4ª………………….0,71:1
Ré…………………2,45:1
Diferencial………3,48:1

Direção: Hidráulica
Diâmetro giro: 10,7 m
Suspensão dianteira: Tipo McPherson, com triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos com molas helicoidais, montado em um subchassi.
Suspensão traseira: Semi-independente com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais.
Rodas: Liga leve
Pneus: 215/65 R16
Freios: Dois circuitos em “X”, de acionamento hidráulico, com discos ventilados de 280 mm de diâmetro na dianteira e freios traseiros com tambores de 229 mm de diâmetro

Peso (em ordem de marcha): 1.294 kg
Entre eixos: 2.673 mm
Comprimento: 4.315 mm
Altura: 1.690 mm
Largura: 1.822 mm
Altura em relação ao solo: 210 mm
Ângulo de entrada: 30°
Ângulo de saída: 35°
Ângulo central: 22°

 

7 comentários em “Renault Duster Tech Road II: série limitada com motor 2.0 e muita tecnologia

  1. Para um País que não tem rodovia segura , melhor a maioria de pessima qualidade , Duster é maravilhosa com este cambio de 4 machas, já tive outros carros importandos e nunca utilizei a tecnologia desejada, devido a inssegurança das estradas.

  2. Por gentileza estou pensando em comprar uma duster desta 2015 2.0 automático tech road ll gostaria de saber o consumo de no álcool cidade e estrada e na gasolina cidade e estrada se alguém poder me responder agradeço
    Grato

  3. O pior é que o Brasileiro ainda tem menos equipamentos. O Romeno tem controle de tração e vários outros itens suprimidos do brasileiro. Mas aqui basta o carro ser grande, rodas grandes e ter só aparência de SUV que o povo engole numa boa. E detalhe, pode pedir bem caro que o bocó do brasileiro paga de boa. Prova são as centenas de mil unidades vendidas.

  4. Esses veículos da Renault, cujos projetos são da Dacia da Romênia, são verdadeiras carroças comunistas. Onde já se viu, em 2013, vender veículos com 4 marchas? Em 1965 a Mercedes Benz já equipava seus E280 com 5 marchas e vidros elétricos. É um desrespeito com o consumidor brasileiro, não compro veículos atrasados, prefiro um importado usado e atualizado.

  5. Carro muito bom e muito valente. Se a transmissão tivesse 6 velocidades, como a de um Jetta que tive, seria excelente. Mesmo só com 4 velocidades, tem respostas imediatas, e é bem inteligente. Ter poucas trocas faz o motor rodar em alto giro, de vez em quando, principalmente nas reduções de 3 para a 2 marcha. Consumo elevado em cidade e bom em estradas.

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