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Especialista explica porque o volante do veículo fica pesado

A Nakata orienta o mecânico e o motorista quanto as causas que podem deixar o volante do veículo pesado. A empresa explica que se o condutor está sentindo o volante mais rígido e pesado é necessário levar o automóvel em uma oficina de confiança e ficar atento na hora da manutenção já que alguns indícios podem ser confundidos na hora do diagnóstico. No entanto, a Nakata esclarece que nem sempre o fato de a direção estar mais pesada significa um problema na caixa de direção.

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De acordo com Jair Silva, supervisor de serviços da fabricante, há outros itens que podem estar ocasionando o problema, como por exemplo, utilizar pneus mais largos que os recomendados pela montadora, trafegar com o pneu murcho ou “careca”. Jair ressalta também que problemas com a geometria da suspensão como cambagem negativa ou substituição do volante original por esportivo vai exigir maior esforço para esterçar o veículo.

Outro fator que ocasiona o mesmo defeito, afirma a Nakata, é no momento da aplicação da cruzeta da coluna de direção, podendo haver travamento da coluna ou seu encaixe com folga, provocando ruído no sistema de direção.

A fabricante recomenda a realização periódica de alinhamento a cada 10 mil km, fazer rodízio de pneus que devem ser apenas os modelos especificados pela montadora e efetuar, frequentemente, a calibragem dos pneus, de acordo com o manual do veículo.

A Nakata disponibiliza um vídeo no Youtube sobre esta e outras dicas de manutenção
https://www.youtube.com/componentesnakata

19 comentários em “Especialista explica porque o volante do veículo fica pesado

  1. Boa noite! tenho um fusca ano 1978 e troquei recentemente os pivôs da suspensão, os quatro e também o amortecedor da direção, porém a direção ficou pesada, o que antes não era: Isso é normal acontecer ?

  2. COMPREI UM FORD KA 2006 E NÃO PERCEBI QUE A SUA DIREÇÃO ERA MECÂNICA. POSTERIORMENTE, VERIFIQUEI QUE A COISA ERA PIOR DO QUE IMAGINAVA. LEVEI NO MECÂNICO E TODO O SISTEMA DE SUSPENSÃO FOI TROCADO: MOLAS, BORRACHAS, AMORTECEDORES, ETC. MELHOROU UM POUCO, MAS NÃO O SUFICIENTE. A DIREÇÃO CONTINUA AINDA PESADA E DEMANDA MUITO ESFORÇO PARA ESTERÇAR. COM RELAÇÃO AOS PNEUS JÁ COMPREI AS RODAS ARO 13 E VOU AGORA COMPRAR OS PENUS. O DONO ANTERIOR DO CARRO COLOCOU RODAS E PNEUS BANDA LARDA, ARO 14. DEVE MELHORAR, SEM DÚVIDA, MAS, GOSTARIA DE OUTRAS DICAS PARA QUE EU POSSA APLICAR NO PRESENTE CASO E TORNAR ESSA DIREÇÃO COMO DEVE SER. SEI QUE NÃO FICAR COMO UMA HIDRÁULICA OU ELÉTRICA,CONTUDO, QUE EU POSSA MANUSEAR SEM MUITO ESFORÇO. GRATO. BRONDI

  3. Bom dia caríssimo, o meu carro é uma Ford Escape 2013, esta com a mensagem no painel Direcção avariada, o volante ficou duro, fizeram o diagnostico detectaram Codigo C102D00, preciso saber o nome das peças a comprar e qual é a voltagem
    para bateria para o meu carro.

  4. Tenho um uno 97, toquei a caixa de direção e os braços axial, apos a troca o volante não vonta sozinho fica exatamente onde paro o volante.

  5. Tenho um uno mille 97, toquei a caixa de direção e os braços axial, depois disso a direção ficou dura e apos a curva o volante não vonta sozinho fica exatamente onde paro o volante.

  6. Tenho um Corolla 2019/2019 modelo GLi, que além de estar com o volante pesado, puxa o caro para a direita da pista. O que pode ser?

  7. Boa tarde. Comprei uma caixa de direção mecânica do Ford Ka 2005 e troquei, porém a direção está agarrando pra virar. Foi trocada também a Cruzeta. O que poderia ser?

  8. Olá, infelizmente não conseguimos fazer o diagnóstico a distância. Recomendamos que você procure um mecânico especializado para avaliar o veículo.

  9. Boa tarde tenho um peugeot passion 206 às vezes quando chove sinto a direção pesada nas curvas e a correria cantando o q poder ser? Desde já meu muito obrigado pela atenção

  10. Tenho um audi a7. Tirei os fusíveis para ver se tinha algum queimado. Quando voltei a ligar o carro deu alguns erros. Um deles foi da direção e ficou dura…..

  11. Bom dia Josiney, tudo bem?
    Indicamos que procure um mecânico de confiança, pois pode ser diversas coisas e não conseguimos fazer o diagnostico à distancia.
    Obrigado

  12. Boa noite .
    Tenho um gol g4 2008 direção mecânica.
    Já troquei caixa de direção, coxim do amortecedor dianteiro mas a direção ainda está muito pesada.
    Parece ter uma tonelada em cima de cada roda dianteira.
    Impossível manobrar o carro.
    A suspensão está toda revisada.
    O que pode ser?

  13. Meu carro volante está pesado quando vira o volante não volta . Óleo do hidráulico tá normal. Oque pode ser?

  14. Olá tenho um Fiat palio 97 com direção mecânica, desde que comprei ele a 1 ano percebo a direção mais pesada que outros palio iguais, já foi trocado amortecedores, bandejas, batentes, coxins dos amortecedores, coluna de direção, pivôs, buchas, pneus e mesmo assim a direção não mudou nada, ele está alinhado e com cambagem corretas, o que percebi de anormal e que se esterçar todo o volante para ambos os lados ele não volta sozinho. Fora isso é só o incomodo do peso anormal mesmo. Não sei mais o que verificar, tem alguma dica?

  15. Tenho kia e adirecao comecou aficar dura de repente procurei a me informar e falaran que era bomba de direção

  16. Xavier, deve ter vazado todo o óleo da direção hidráulica. Possíveis defeitos: mangueira furada ou vedação da caixa rompida. Esperamos ter ajudado. Um abraço.

  17. Tenho um carro ja JAC MOTORS-J6 e pos andar por uns trinta munutos senti o volante começar a ficar pesado e com alngum barulho ao fazer curvas tanto para direita ou esquerda, Num dado momento tornou-se impossível fazer curva de tão pesado que ficou. Com algum cuidado consegui chegar em casa.

    Minha pergunta é: O que pode ser?

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